Pink Floyd
“The Wall” é um dos 10 álbuns mais complexos segundo ChatGPT

“The Wall” é um dos 10 álbuns mais complexos segundo ChatGPT

Confira a lista completa e as justificativas dadas pela inteligência artificial

Listas são sempre polêmicas quando entram critérios pessoais, mas, e quando as escolhas não são feitas por pessoas e sim por um mecanismo com amplo poder de processamento e ilimitado acesso às informações? Bem, as “inteligências artificiais” (IA) baseiam-se em dados criados, manipulados e enviesados por seres humanos, então continuam sendo “pessoais“, mas indiretamente. Porém, a falta de “sentimentalismo” e capacidade de compilar “consensos” utilizando quantidades de fontes impraticáveis para nós (por enquanto ainda estamos publicando aqui textos escritos por pessoas) resulta em listas mais fidedignas? Não sabemos ainda, mas continua sendo divertido!

Recentemente, publicamos a resposta do mesmo ChatGPT para a pergunta “quais são os 10 melhores álbuns de todos os tempos“. Mesmo ponderando a subjetividade, a IA apresentou “Dark Side of the Moon“, do Pink Floyd em 2º lugar, atrás de “Sgt. Pepper“, dos Beatles.

Desta vez, além de justificativas, há um fator bem interessante a mais. A rádio “Mundo Livre FM“, ao incluir o critério “complexo“, não torna a lista precisa e indiscutível, ainda há uma infinidade de vieses e a IA não deixou de incluir isso na sua resposta (confira abaixo). Mas… convenhamos, é incomparavelmente mais fácil de estabelecer critérios medíveis comparada à busca pelos “melhores“.

A “complexidade” pode ser averiguada pelo uso das estruturas e estilos musicais, mudanças de tom e tempo, arranjos, tipos e quantidade de instrumentos, processo de mixagem do som, arranjos vocais, temas e estruturas das letras, variedade e quantidade de acordes e mais uma infinidade (muitos questionáveis) de critérios. Não sabemos quais o ChatGPT utilizou, as fontes e, principalmente, a importância que deu a cada um na soma final.

Continua polêmica, mas é diferente.

“Como a complexidade é um conceito subjetivo e pode ser interpretada de diferentes maneiras, a lista a seguir é apenas uma sugestão, em ordem alfabética, de 10 discos de rock que são frequentemente considerados complexos em termos de composição, arranjos, letras ou execução musical.”

GPT, Chat (2023)

Os 10 álbuns de rock mais complexos de todos os tempos segundo o ChatGPT (em ordem alfabética)

Close to the Edge Yes (1972)
“Este álbum é conhecido por sua estrutura musical complexa, com várias seções distintas e mudanças de tempo que desafiam as convenções do rock progressivo.”
Dirt Alice in Chains (1992)
“Este álbum é considerado complexo devido à sua abordagem sombria e introspectiva em relação à música grunge, com letras profundas e melancólicas e arranjos musicais que alternam entre suaves e pesados.”
In the Court of the Crimson King King Crimson (1969)
“Este álbum é frequentemente citado como um dos primeiros e mais importantes discos de rock progressivo, com sua mistura de gêneros, incluindo jazz e música clássica, e seu uso inovador de instrumentos eletrônicos.”
Lateralus Tool (2001)
“Este álbum é conhecido por sua complexidade rítmica, com mudanças constantes de tempo e medidor, além de seu uso de letras enigmáticas e simbólicas.”
OK Computer Radiohead (1997)
“Este álbum é considerado complexo devido às suas letras e temas políticos e sociais complexos, bem como às suas experimentações sonoras que vão desde o rock alternativo até elementos de música eletrônica.”
Selling England by the Pound Genesis (1973)
“Este álbum é frequentemente citado como um dos melhores exemplos de rock progressivo, com letras poéticas e instrumentais complexos que incluem sintetizadores e instrumentos acústicos.”
The Lamb Lies Down on Broadway Genesis (1974)
“Este álbum conceitual é complexo devido ao seu enredo intricado e misterioso, suas letras poéticas e experimentações sonoras que vão desde o rock progressivo até elementos de música experimental.”
De-Loused in the Comatorium The Mars Volta (2003)
“Este álbum é conhecido por sua mistura de gêneros musicais, incluindo rock progressivo, jazz e música latina, bem como suas letras surrealistas e enigmáticas.”
The Wall Pink Floyd (1979)
“Este álbum é considerado complexo devido à sua história conceitual, que explora temas como isolamento, alienação e trauma, bem como suas experimentações sonoras que incluem elementos de rock progressivo, música clássica e eletrônica.”
Joe’s Garage Frank Zappa (1979)
“Este álbum conceitual é complexo devido à sua abordagem satírica e crítica da sociedade americana, bem como suas experimentações sonoras que incluem jazz, rock progressivo e elementos de música clássica.”

Observações do Bloco do Pink Floyd:

  1. segunda vez que o ChatGPT inclui “OK Computer” (10º entre os “melhores”), desliguem a Skynet!
  2. aguardando a lista dos melhores álbuns mais simples de todos os tempos;
  3. mídias especializadas seriam mais ecléticas?

 

Assista ao Vídeo

Assista a + vídeos como esse assinando nosso canal.

Últimas Postagens

1 thought on ““The Wall” é um dos 10 álbuns mais complexos segundo ChatGPT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X