Hoje na História do Pink Floyd
8 de Abril na História do Pink Floyd

8 de Abril na História do Pink Floyd

Índice de Anos

1967

O Pink Floyd realiza dois shows neste dia. O primeiro, no “Rhodes Center”, na cidade inglesa Stortford, teve como banda de apoio “The New Generation”. Mais tarde, a apresentação aconteceu no londrina “Roundhouse” em evento com várias bandas: “The Flies”, “Earl Fuggle”, “The Electric Poets” (precursora do “Soft Machine”), “The Block”, “Sandy & Narda Dancers” e “Sam Gopal”.

Pôster comemorativo (falso) do show do Pink Floyd no “Rhodes Centre(Inglaterra, 8 de abril de 1967)
Anúncio do evento na “Melody Maker

1971

Pink Floyd retorna para os “EMI Studios” (hoje Abbey Road) para uma semana de gravações pretendidas para o álbum “Meddle”.

1975

Pink Floyd estreia no “Pacific Coliseum”, em Vancouver, no Canadá, a primeira etapa (14 shows) da “North American Tour”, também conhecida como turnê “Wish You Were Here”, embora só posteriormente, já que aconteceu meses antes do lançamento do álbum e não contava com a música título. O show era dividido em duas partes, abrindo com versões iniciais de duas músicas do “Animals” (só lançado dois anos depois): “Sheep” (conhecida ainda como “Raving and Drooling”) e “Dogs” (chamada na época “You Gotta Be Crazy”). “Shine On You Crazy Diamond” era tocada em seguida com suas duas sessões separadas por “Have a Cigar”, que foi tocada ao vivo pela primeira vez neste dia (no álbum receberia vocais de Roy Harper, mas nesses shows eram divididos entre Gilmour e Waters). A segunda parte era a íntegra sequencial do extremamente bem-sucedido álbum “The Dark Side of the Moon”. “Echoes”, com seus 23 minutos, constituía o bis. Dick Parry, amigo de Gilmour desde Cambridge e responsável pela gravação original dos saxofones de “Money” e “Us and Them” (e, futuramente, de “Shine On You Crazy Diamond”) tocava na turnê, que também tinha no palco Venetta Fields e Carlena Williams fazendo vocais de apoio. Com a banda já extremamente famosa, este show foi gravado e recebeu uma série de edições em bootlegs 📙:

1984

David Gilmour começa uma série de cinco shows na França da turnê promovendo seu segundo álbum solo, “About Face” (neste dia no “Parc des Expositions”, em Nanci).

1985

Roger Waters faz show da sua turnê “The Pros and Cons of Hitch Hiking” na “Summit Sports Arena”, em Houston (EUA).

Ingresso: Roger Waters na “Summit Sports Arena(Houston, 8 de abril de 1985)

1994

A “Associação da Indústria Fonográfica da América” (RIAA) anunciou que o álbum de 1973 do Pink Floyd, “The Dark Side of the Moon”, havia se tornado o quarto álbum mais vendido na história dos Estados Unidos ao ultrapassar a marca de 13 milhões em vendas (mais de 25 milhões de cópias em todo o mundo até aquele ano).

Visite nossa Loja


2002

Show de Roger Waters com a turnê “In the Flesh” na “Rod Laver Arena”, em Melbourne (Austrália).

Roger Waters e o guitarrista fundador do “Amen Corner” Andy Fairweather Low (2002)

2011

Abertura de uma trinca de shows de Roger Waters no “Gelredome”, em Arnhem, cidade na parte oriental dos Países Baixos.

“Roger Waters The Wall Live” nos Países Baixos (8 de abril de 2011)

2016

Quatro dias depois, David Gilmour retorna para o segundo show no “United Center”, em Chicago, após jogar e trazer de volta sua estrutura e equipe para apresentação menor de sua turnê “Rattle That Lock” em um local menor, “Auditorium Theatre”, na mesma cidade. Embora em local fechado, houve neve antes e durante o show, que também teve a surpresa de uma música retornando ao repertório, “On an Island” (foi acrescentada, não substituiu outra).

2019

Além do visual único e repertório singular, a turnê norte-americana da “Saucerful of Secrets”, de Nick Mason, teve o capricho de tocar em palcos belíssimos, dando um impacto ainda maior nos shows. Neste dia o cenário foi o impressionante “Civic Theatre”, da cidade de Akron (EUA).

“Civic Theater” (Akron, Ohio, EUA)

Nick Mason no “Civic Theater” (Akron, EUA – 8 de abril de 2019)
  • Acesse
  • Doe
  • Compre
  • Espalhe

Consumir nossos trabalhos nos ajuda muito e somos verdadeiramente honrados por você gostar!

Siga nossas redes sociais e interaja com nossas postagens: é de um valor gigantesco e você receberá atualizações e informações importantes:

Que tal doar QUALQUER valor?
Mas, por favor, não se sinta na obrigação, dê apenas se e quanto puder.

  • PIX
  • Link
  • Assinar
  • PayPal

Confirmação: Giovany Gabriel Faria da Silva | Mercado Pago

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

* Doação única com conferência de valor antes, garantia de devolução integral e opção de parcelar sem acréscimo.

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Atenção: doação mensal; cancele quando quiser.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

Já usa PayPal e acha que o Bloco do Pink Floyd é demais?

Clique e escolha qualquer valor:

Fãs de Pink Floyd encontrarão produtos de qualidade e exclusivos

Segurança, várias formas de pagamento e parcelamento, garantia de devolução e você recebe no endereço que indicar!

Sabe aquela pessoa que também gosta?

Recomende esta página a compartilhando em uma das suas redes sociais:

Sua divulgação será nossa melhor propaganda, vai nos ajudar MUITO.
Valeu demais! 💜

2022

Pink Floyd lança o single 📙 “Hey, Hey, Rise Up!” em protesto contra a invasão da Ucrânia pela Rússia. A canção é baseada na marcha patriótica ucraniana “Oh, the Red Viburnum in the Meadow” (em português: “Ah, viburno vermelho nos prados”) e na versão cantada pelo vocalista da banda ucraniana Boombox Andriy Khlyvniuk. Gravação e vídeo foram feitos no 30 de março anterior na casa de Gilmour (guitarra e vocais adicionais) e contou Nick Mason na bateria, Guy Pratt no baixo, Nitin Sawhney nos teclados e abre com um sample 📙 do coral ucraniano “Veryovka” executando a mesma música (Gala Wright, filha de Rick, também estava presente). Na capa do lançamento o nome da banda aparece com as cores ucranianas no estilo criado por Gerald Scarfe para o álbum “The Wall” e uma pintura do cubano Yosan Leon da flor nacional do país, um girassol, estilizado com um olho. Chegou a ficar em 1º lugar na lista de “vendas mundiais de músicas digitais” nos EUA e todos os rendimentos foram para o “Fundo de Ajuda Humanitária da Ucrânia”.

Capa
Legendas em português que fizemos para o nosso canal


Dias Anteriores na História do Pink Floyd

+ Ver todas as datas…

Junte-se às nossas Newsletters

Inscreva-se em nosso boletim: você receberá APENAS mensagens importantes (notícias do Pink Floyd, informações sobre The Carnawall e promoções exclusivas).

Clique nos botões e/ou digite (corretamente) seu endereço de e-mail:

Newsletters

Você poderá se desinscrever com facilidade quando quiser!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X