Hoje na História do Pink Floyd
30 de Abril na História do Pink Floyd

30 de Abril na História do Pink Floyd

1967

Show no Plaza Teen Club, em Huddersfield (Inglaterra), com abertura de The Match Box e DJ Doc Merwin.

1968

O Pink Floyd grava uma participação no programa musical de TV Moëf Gaga, em Zaandam, nos Países Baixos. A apresentação foi ao ar no dia seguinte e o repertório registrado e levado ao ar é desconhecido.

Neste mesmo dia, dois shows precisaram ser cancelados devido a problemas com licenças de trabalho dos ingleses nos Países Baixos. O primeiro seria no início da noite em Zaandam, a mesma cidade onde haviam gravado o programa televisivo, e o segundo, em Amsterdã, já estava até com o equipamento montado. Ambos foram reagendados para três semanas depois.

1972

O único show dessa primeira parte da turnê que ocorreria no Canadá (em Toronto) é cancelado e o Pink Floyd permanece nos Estados Unidos, onde havia feito show na véspera e também faria no dia seguinte.

1970

Show da In the Flesh no estádio Jeppesen, da Universidade de Houston, nos Estados Unidos. Essa turnê do Pink Floyd tinha a íntegra dos álbuns “Animals” (na primeira parte) e “Wish You Were Here” (na segunda) e bis com “Us and Them” e “Money” (a última foi lançada em single 📙 nos Estados Unidos com gigantesco sucesso).

Ingresso
Folheto
  • Acesse
  • Doe
  • Compre
  • Espalhe

Consumir nossos trabalhos nos ajuda muito e somos verdadeiramente honrados por você gostar!

Siga nossas redes sociais e interaja com nossas postagens, é de um valor gigantesco e você receberá atualizações e informações importantes:

Que tal doar QUALQUER valor?
Mas, por favor, não se sinta na obrigação, dê apenas se e quanto puder.

  • PIX
  • Link
  • Assinar

Confirmação: Giovany Gabriel Faria da Silva | Mercado Pago

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

* Doação única com conferência de valor antes, garantia de devolução integral e opção de parcelar sem acréscimo.

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Atenção: doação mensal; cancele quando quiser.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

Fãs de Pink Floyd encontrarão produtos de qualidade e exclusivos

Segurança, várias formas de pagamento e parcelamento, garantia de devolução e você recebe no endereço que indicar!

Sabe aquela pessoa que também gosta?

Recomende esta página a compartilhando em uma das suas redes sociais:

Sua divulgação será nossa melhor propaganda, vai nos ajudar MUITO.
Valeu demais! 💜

1984

Roger Waters lança The Pros and Cons of Hitch Hiking, seu primeiro álbum solo e único enquanto fazia parte da formação do Pink Floyd. Apresentando um inovador conceito de tempo real, todas as faixas são coentituladas com o horário da madrugada em que um homem de meia-idade tem sonhos e pensamentos sobre uma viagem pela Califórnia quando comete adultério. Com duração exata de 42 minutos e 50 segundos, era minucioso a ponto de considerar cinco segundos que o ouvinte demoraria para trocar de lado o LP ou a fita cassete (anos depois, quando relançado em CD, esse fato foi ignorado e a cronometragem da segunda metade foi perdida). Waters criou e gravou demos 📙 dessa ideia entre 1977 e 1978, ao mesmo tempo em que trabalhava no que se tornaria “The Wall”. Inclusive, ele chegou a apresentar as duas opções para a banda dizendo que a peça descartada seria lançada de forma solo por ele. A decisão não foi rápida: Nick Mason e Rick Wright avaliaram a história de Pros and Cons confusa, mas David Gilmour o via como “mais forte musicalmente” e Steve O”Rourke, empresário deles, achava que seu conceito “soava melhor”. Arquivado, Waters o retomaria em 1983 com produção de Michael Kamen (que havia feito alguns arranjos orquestrais em “The Wall”) e participação de grandes músicos, como Eric Clapton na guitarra, Andy Newmark na bateria, Ray Cooper na percussão, e voz de sete atores. Havia a intenção de adaptar o álbum em um longa-metragem intercalando filmagens com animações de Gerald Scarfe, o mesmo cartunista responsável por “The Wall”, mas o material produzido foi usado apenas como projeções de palco na turnê conseguinte. Scarfe ficou responsável por toda a arte do álbum, facilmente detectável por sua letra com extremidades exageradamente esticadas. Sua capa, porém, com a nudez posterior total da atriz de filmes pornográficos conhecidos como “softcore” (bem menos explícita, em oposição ao “hardcore”) Linzi Drew, no papel da “caroneira”, causou muita polêmica. Considerado “sexista”, a divulgação foi destruída em muitos locais e recebeu (e ainda recebe) variados graus de censura.

O terceiro show de David Gilmour no famoso Hammersmith Odeon (hoje Eventim Apollo), em Londres, é filmado neste dia para posterior lançamento oficial como registro de sua turnê About Face. Roy Harper (que gravou o vocal principal em “Have a Cigar”, do Pink Floyd) participou cantando em “Short and Sweet” (composição dele com Gilmour lançada no disco de estreia solo do guitarrista, em 1978) e tocando percussão em “Comfortably Numb”, que também teve a ilustre presença de Nick Mason na bateria. Lançado em setembro do mesmo ano com o título “David Gilmour Live 1984”, continha, além de nove das 16 canções executadas, os videoclipes de “Blue Light” e “All Lovers Are Deranged” e um documentário de 30 minutos com o sugestivo título After the Floyd (“depois do Floyd”) com entrevista, bastidores e filmagens de passagens de som e de outras apresentações na Europa. Como o áudio dessa apresentação foi transmitido pela Rádio BBC, recebeu diversos lançamentos em bootlegs 📙.

Capa do lançamento original em fita VHS do vídeo
Participação especial de Nick Mason em “Comfortably Numb”
Participação especial de Roy Harper em “Short and Sweet”

1988

Show da turnê A Momentary Lapse of Reason no Florida Citrus Bowl, em Orlando, Estados Unidos. Devido a uma forte tempestade, o repertório foi encurtado e “Shine On You Crazy Diamond” (que abria a apresentação) e “Welcome to the Machine” não foram tocadas.

“Até o porco voador ficou encharcado…”, disse a imprensa
Ingresso: “Faça chuva ou sol”

1992

Roger Waters anuncia noivado com Priscilla Phillips. O casamento, que aconteceria no ano seguinte e duraria até 2001, daria ao músico seu terceiro filho, Jack Fletcher, em 1993.

2008

Segundo show da sétima (e última) etapa da turnê The Dark Side of the Moon Live, de Roger Waters. Neste dia a apresentação aconteceu em uma arena fechada, o Pepsi Center (Denver, EUA).

Visite nossa Loja


2011

Primeira de um par de apresentações de Roger Waters com a bem-sucedida turnê The Wall Live na Telenor Arena, que fica em Bærum, cidade da região metropolitana de Oslo, capital da Noruega.

2019

A Saucerful of Secrets, de Nick Mason, se apresenta no teatro Aylesbury Waterside, da cidade inglesa Aylesbury, onde o baterista do Pink Floyd tinha se apresentado pela última vez com sua banda original 50 anos antes.

2021

Já presente na caixa The Later Years (de dezembro de 2019), Live at Knebworth foi lançado pela primeira vez como edição independente nas plataformas digitais e em vinil duplo e CD. O álbum registra apresentação histórica do Pink Floyd para 120 mil pessoas no dia 30 de junho de 1990 como atração principal de evento para arrecadar fundos para a Nordoff Robbins, instituição filantrópica que usa musicoterapia para ajudar crianças com deficiências psicológicas, físicas ou de desenvolvimento. Apresentaram-se também no evento vencedores do prêmio Silver Clef de anos anteriores, como Dire Straits, Elton John, Eric Clapton, Genesis, Paul McCartney e Robert Plant (homenageado naquele ano), dentre outros (o Pink Floyd havia recebido o prêmio em 1980). Por contar com várias atrações, o repertório contou com apenas sete músicas em quase uma hora, com destaque absoluto para a segunda vez que Clare Torry, a vocalista original de “The Great Gig in the Sky”, apresentou a faixa ao vivo com a banda (a primeira havida sido em 1973). Houve ainda a participação da saxofonista de jazz holandesa Candy Dulfer (“Shine On You Crazy Diamond” e “Money”) e do grande compositor Michael Kamen nos teclados. “Comfortably Numb” e “Run Like Hell” haviam sido as únicas faixas lançadas previamente, na coletânea do evento.

Capa do álbum “Pink Floyd Live at Knebworth”
Performance ao vivo de “The Great Gig in the Sky” com a maravilhosa “Clare Torry”

2022

Acontece show da Nick Mason”s Saucerful of Secrets em Sheffield (Inglaterra) após a data original (outubro de 2020) e a remarcada (abril de 2021) terem sido adiadas devido à pandemia de COVID-19.



Dias Anteriores na História do Pink Floyd

+ Ver todas as datas…

Junte-se às nossas Newsletters

Inscreva-se em nosso boletim: você receberá APENAS mensagens importantes (notícias do Pink Floyd, informações sobre The Carnawall e promoções exclusivas).

Clique nos botões e/ou digite (corretamente) seu endereço de e-mail:

Newsletters

Você poderá se desinscrever com facilidade quando quiser!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X