Hoje na História do Pink Floyd
9 de Abril na História do Pink Floyd

9 de Abril na História do Pink Floyd

Índice de Anos

1967

Show do Pink Floyd no “Britannia Rowing Club”, em Nottingham (Inglaterra).

1968

É regravado e são feitos overdubs 📙 no terceiro movimento (mais tarde batizado “Storm Signal”) que faria parte da primeira suíte 📙 do Pink Floyd: “A Saucerful of Secrets”.

1969

Alegando “uma doença”, o Pink Floyd não comparece ao meio-dia aos “Paris Studios” para gravar um show ao vivo para o programa “Radio One Club”, da BBC. Foi remarcado para 12 de maio.

Inicialmente um cinema com foco em filmes franceses (daí seu nome), os ‘Paris Studios‘ foram usados de 1946 a 1995 para a gravação de programas para as rádios da BBC. Seu palco baixo e menos de 400 poltronas ofereciam ótimas condições para o registro de apresentações ao vivo e recebeu históricas performances de AC/DC, Beatles, David Bowie, Deep Purple, Fleetwood Mac, Genesis, Led Zeppelin, James Taylor, Joni Mitchell, Weather Report, Queen e Pink Floyd, para citar só alguns. Ficavam no número 12 da ‘Lower Regent‘, uma das ruas que cruzam ‘Piccadilly Circus‘, famosa praça turística de Londres.

Vídeo: Beatles na entrada do ‘Paris‘, da BBC

Entrada dos ‘Paris Studios‘ está na capa do álbum ‘The Beatles Live at the BBC(1994)

1970

O Pink Floyd faz no “Fillmore East”, na cidade de Nova York, o primeiro show de sua terceira turnê norte-americana. David Gilmour aproveita a estadia para comprar na famosa “Manny’s Music” uma guitarra “Stratocaster 1969”. Seguiram-se mais 20 apresentações até 16 de maio, quando um veículo todo equipamento da banda foi roubado em Nova Orleans, obrigando o cancelamento dos cinco shows restantes. A carga foi localizada pela polícia, mas já sem alguns dos itens, incluindo o novo instrumento. No retorno para a Europa a banda passa em Nova York e, em uma segunda visita à “Manny’s”, Gilmour adquire uma guitarra do mesmo modelos, essa sim é a que se tonaria a lendáriaBlack Strat”.

Propaganda: “Primeiras apresentações em Nova York do atual grupo espacial número um no mundo conhecido!!! (se você ouviu a musica deles em ‘Zabriskie Point‘ saberá o que queremos dizer.)”

Manny’s Music: a loja de instrumentos musicais de Nova York onde David Gilmour comprou a Black Strat

1982

A Grã-Bretanha obtém da União Europeia, OTAN, Comunidade Britânica das Nações e ONU pleno apoio contra a Argentina em sua reivindicação de posse das Ilhas Malvinas (em inglês Falklands). No mesmo dia, saindo de uma doca do porto da cidade inglesa de Southampton, o navio de cruzeiro Canberra partiu para ajudar na recaptura com dois mil homens a bordo. No ano seguinte, o álbum do Pink FloydThe Final Cut” teria a faixa “Southampton Dock” (em português doca ou cais de Southampton), uma das canções críticas a essa guerra.

Abril de 1982 – O transatlântico de luxo ‘Canberra‘ atracado na doca de Southampton para ser reformado com um heliporto na proa para prepará-lo para o transporte de tropas em direção às Ilhas Malvinas

1984

Rick Wright lança “Identity”, único álbum da “Zee”, dupla formada com Dave Harris, que tinha integrado a banda de new waveFashion” entre 1981-82. Ambos produziram e compuseram todas as músicas e tocaram o sintetizador digitalFairlight CMI”, muito popular na década de 80 e persistente neste disco. Wright também tocou outros teclados (inclusive onde criou percussões) e fez vocais de fundo. Harris escreveu todas as letras, gravou guitarras e percussão, também tocou outros teclados, fez todos os vocais principais e o trabalho gráfico da embalagem. Fracasso comercial e de crítica, mais tarde Wright se definiu o duo como “um experimento que é melhor esquecer” e que o álbumnunca deveria ter sido lançado”. Em 2019 (11 anos após sua morte) foi comercializada uma versão remasterizada de “Identity” com faixas bônus e uma nova capa em vários formatos, incluindo uma caixa autografada por Dave Harris, que incluía um segundo CD com mixagens 📙 e demos 📙 inéditas, um livro com letras, reproduções das fotos promocionais e da divulgação para imprensa.

O sintetizador digital C.M.I. (sigla em inglês para ‘instrumento musical de computador’), da empresa Fairlight, muito usado em ‘Identity

Roger Waters lança single 📙 com duas canções extraídas de seu álbum de estreia solo, “The Pros and Cons of Hitch Hiking”, que começaria a ser comercializado no final daquele mês: a faixa que dá título ao disco no lado A e “Apparently They Were Travelling Abroad” no lado B.

Galeria: compacto promocional brasileiro de ‘The Pros and Cons of Hitch Hiking‘, de Roger Waters (1984)

David Gilmour faz o segundo show na França da turnê promovendo seu segundo álbum solo, “About Face” (neste dia no “Hall Tivoli”, em Estrasburgo).

Divulgação dos shows franceses da turnê ‘About Face‘, de David Gilmour (uma apresentação extra em Paris seria adicionada em 10 de abril)

1985

Roger Waters faz segundo show da sua turnê “The Pros and Cons of Hitch Hiking” no estado americano Texas, neste dia no “Frank Erwin Center”, em Austin.

Visite nossa Loja


1994

O primeiro show da história do Pink Floyd na América Latina (e penúltimo) acontece neste dia no “Autódromo Hermanos Rodríguez”, na Cidade do México, como parte da turnê “The Division Bell”.

Anúncio: Pink Floyd no México pela primeira vez (09/04/1994)
No dia do 1º show do Pink Floyd no México a imprensa precisou dividir o destaque com a triste notícia que Kurt Cobain havia sido encontrado morto na véspera (‘Reforma’, 09/04/1994)

2006

Após os dois shows de abertura da segunda etapa da turnê “On an Island”, David Gilmour e banda realizam neste dia o primeiro (também de duas apresentações) no “Massey Hall”, em Toronto, no Canadá. A expectativa dos fãs que David Crosby e Graham Nash, os dois convidados especiais na duas noites de Nova York, participariam de todos os show foi frustrada.

Ingresso: David Gilmour em Toronto (Canadá, 09/04/2006)
Programação do ‘Massey Hall(Toronto, Canadá – 09/04/2006)

2011

12º show da etapa europeia (68º até ali) da turnê “Roger Waters The Wall Live” de uma trio de noites no “Gelredome”, em Arnhem (Países Baixos). Um dos destaques da turnê “The Wall Live” era na canção “Mother”, quando o Roger do “presente” fazia um “dueto” com vídeo dele próprio na turnê original do Pink Floyd em 1980. Quando era feita a pergunta da letra “Mãe, eu devo confiar no governo?” aparecia projetada no telão a frase “No fucking way”, com a respectiva tradução nos países de língua não-inglesa (“nem fudendo”, no Brasil). Curiosamente, a música “Mother” (1970), de John Lennon, era uma das tocadas em playback antes do início do show.

  • Acesse
  • Doe
  • Compre
  • Espalhe

Consumir nossos trabalhos nos ajuda muito e somos verdadeiramente honrados por você gostar!

Siga nossas redes sociais e interaja com nossas postagens, é de um valor gigantesco e você receberá atualizações e informações importantes:

Que tal doar QUALQUER valor?
Mas, por favor, não se sinta na obrigação, dê apenas se e quanto puder.

  • PIX
  • Link
  • Assinar

Confirmação: Giovany Gabriel Faria da Silva | Mercado Pago

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

* Doação única com conferência de valor antes, garantia de devolução integral e opção de parcelar sem acréscimo.

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Atenção: doação mensal; cancele quando quiser.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

Fãs de Pink Floyd encontrarão produtos de qualidade e exclusivos

Segurança, várias formas de pagamento e parcelamento, garantia de devolução e você recebe no endereço que indicar!

Sabe aquela pessoa que também gosta?

Recomende esta página a compartilhando em uma das suas redes sociais:

Sua divulgação será nossa melhor propaganda, vai nos ajudar MUITO.
Valeu demais! 💜

2019

Mais um lindíssimo palco para a turnê norte-americana da “Saucerful of Secrets”, de Nick Mason, desta vez no “Fillmore”, em Detroit, cidade famosa pelas duas paixões fortes do baterista do Pink Floyd: automóveis (possui a sede das montadoras Ford e GM) e música (origem da gravadora Motown, a mais famosa a representar a música afro-americana na década de 60, quando a segregação racial ainda era proeminente nos Estados Unidos; lançou as “Supremes” – inicialmente incluindo Diana Ross, “Jackson 5” – inicialmente incluindo Michael Jackson, “Stevie Wonder”, “Marvin Gaye” e “The Temptations”, só para citar alguns).

Nick Mason’s Saucerful of Secrets em The Fillmore (Detroit, EUA – 09/04/2019)



Dias Anteriores na História do Pink Floyd

+ Ver todas as datas…

Junte-se às nossas Newsletters

Inscreva-se em nosso boletim: você receberá APENAS mensagens importantes (notícias do Pink Floyd, informações sobre The Carnawall e promoções exclusivas).

Clique nos botões e/ou digite (corretamente) seu endereço de e-mail:

Newsletters

Você poderá se desinscrever com facilidade quando quiser!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X