
“Pink Floyd em Pompeia” restaurado nos cinemas e mídias físicas
Introdução: Sony compra o catálogo do Pink Floyd
Após adquirir, em outubro de 2024, os direitos do catálogo musical do Pink Floyd por 400 milhões de dólares (cerca de 2 bilhões e 300 milhões de reais), a Sony Music anunciou hoje o primeiro lançamento sob sua gerência: um modernizado e completo “Pink Floyd Live at Pompeii”, originalmente lançado em 1972 (a venda incluiu os direitos de gravações, nome e imagem da banda).
A agilidade, envergadura e aparente qualidade do produto trazem “grandes esperanças” para os fãs, pois indicam que companhia global de música entende o valor do que tem em mãos e está utilizando toda sua ampla epoderosa estrutura para reaver o investimento. Quando a administração ainda era controlada pelos dois membros oficiais (David Gilmour e Nick Mason) conjuntamente com o ex-integrante Roger Waters e os espólios de Syd Barrett e Rick Wright, as questões pessoais entre eles atrasavam, desconfiguravam ou, mesmo, impediam lançamentos de material do Pink Floyd.
Pelo que veremos abaixo, a administração da Sony parece que fará jus à histórica expectativa de apreciadores e colecionadores, bastante desamparados se comparados aos seguidores de artistas de porte e importância semelhantes.
Pink Floyd at Pompeii MCMLXXII
Agora sem o “ao vivo” no título (“live” em inglês), o novo projeto foi rebatizado com “1972” — o ano do lançamento original — em números romanos, talvez uma referência ao império que construiu o anfiteatro onde foram gravadas as performances da banda.
Imagens
As imagens do filme foram meticulosamente renovadas a mão, quadro a quadro, a partir da montagem real da época por uma equipe liderada por Lana Topham:
“Desde 1994, tenho procurado as fugazes filmagens do ‘Pink Floyd at Pompeii’, então a recente descoberta do negativo original de 35 mm de 1972 foi um momento muito especial. A versão recém-restaurada apresenta o primeiro corte completo de 90 minutos, combinando a edição original de 60 minutos da performance com os segmentos adicionais do documentário nos Estúdios ‘Abbey Road’ filmados logo depois.”
Encontradas em cinco latas com rótulos duvidosos nos próprios arquivos do Pink Floyd, as filmagens com mais de 50 anos foram digitalizadas em 4K usando técnicas avançadas para garantir os melhores e mais nítidos detalhes. As cores foram aprimoradas e cada quadro foi meticulosamente revisado e reparado, mantendo uma aparência natural e vívida com ajustes mínimos de granulação.
Som
O som do filme também recebeu um tratamento especial: uma nova mixagem foi feita por Steven Wilson, líder da “Porcupine Tree”, banda surgida em 1987 cuja sonoridade é muito paralela à do Pink Floyd. Ele já fez mixagens para “King Crimson”, “Emerson, Lake & Palmer”, “Jethro Tull”, “Yes”, “Gentle Giant” e, particularmente, para a versão comemorativa lançada em 2023 de “Wet Dream”, o primeiro álbum solo do tecladista do Pink Floyd, Rick Wright. Outra relação com a banda, essa irônica, é ser conhecido como “anti-Roger Waters“, devido a um artigo de 2016 onde expressou sua admiração por Israel e criticou músicos que pregam boicote ao país como protesto contra as ações daquele governo contra o povo palestino. Pelo lado pessoal, Wilson não deveria estar em uma lista de preferências de Waters, mas, como anteriormente apontado, agora esse tipo de decisão não passa mais pela banda, é feita exclusivamente pelos executivos da Sony.
Steven Wilson trabalhou no áudio original transpondo-o com impressionante qualidade para os formatos 5.1 e Dolby Atmos 📙, que aumentam a profundidade e a clareza do filme, preservando a autenticidade e o espírito do lançamento original de 1972. Segundo ele, o objetivo era “permanecer fiel a como a banda teria soado naqueles dias escaldantes de 1971” [ano das filmagens]:
“Desde que meu pai fez uma lavagem cerebral em mim quando eu era criança, tocando ‘The Dark Side of the Moon’ repetidamente, o Pink Floyd tem sido minha banda favorita. Eles são meus ‘Beatles‘, profundamente arraigados em meu DNA musical. Eu vi ‘Pompeii’ pela primeira vez em uma impressão granulada em um cinema local. Causou uma impressão incrível em mim com sua música rock exploratória e sem amarras feita por quatro músicos que pareciam sintetizar a noção de intelectual legal. Foi uma honra remixar a trilha sonora para acompanhar a incrível restauração do filme por Lana Topham, que parece que poderia ter sido filmado ontem.”
Acesse
Envie
Compre
Espalhe
Consumir nossos trabalhos nos ajuda muito e somos verdadeiramente honrados por você gostar!
Siga nossas redes sociais e interaja com nossas postagens: é de um valor gigantesco e você receberá atualizações e informações importantes:
Que tal doar QUALQUER valor?
Mas, por favor, não há obrigação, dê só se e quanto puder.
Opções:
PIX
Link
Assine
PayPal
|
Confirmação: Giovany Gabriel Faria da Silva | Mercado Pago
💻 QR Code (se estiver no computador ou TV):
- abra o aplicativo do seu banco
- entre na área pix
- escolha a opção pagar com QR
- aponte a câmera para o código nesta tela
- defina o valor que quiser
- termine o pagamento
- pronto!
📱Chave PIX (caso esteja no celular):
- copie nosso e-mail:
– clique no botão “Copiar” (já vai para a memória) ou…
– selecione o e-mail e o copie
- abra o aplicativo do seu banco
- entre na área pix
- escolha “fazer transferência“
- nossa chave já deve aparecer
- se já não estiver preenchido:
– clique no espaço e depois em “colar” ou…
– digite a chave
- confirme nossos dados
- defina o valor que quiser
- termine o pagamento
- pronto!
Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.
Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).
* Doação única com conferência de valor antes, garantia de devolução integral e opção de parcelar sem acréscimo.
Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.
Atenção: doação mensal; cancele quando quiser.
Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).
Que tal nos enviar um PRESENTE? 🎁
Sabe aqueles livros, revistas, vinis, CDs e DVDs abandonados?
Nós ADORAMOS! 💜
Se desejar, postaremos em nossas redes sociais a abertura do recebido com menção/link de quem enviou!
Preferencialmente PINK FLOYD e BEATLES (qualquer idioma), incluindo carreiras solo, mas… sinta-se à vontade para nos surpreender.
Camisetas: GG, baby-look G, 8 anos e 2 anos. 👶
🏠 Endereço para postagem:
Bloco do Pink Floyd Rua Coronel Estevam Rezende, 160 Centro – Pedralva, Minas Gerais CEP: 37520-000 |
Fãs de Pink Floyd encontrarão produtos de qualidade e exclusivos.
Segurança, várias formas de pagamento e parcelamento, garantia de devolução e você recebe no endereço que indicar!
Fora as promoções!
Sabe aquela pessoa que também gosta?
Recomende esta página a compartilhando em uma das suas redes sociais, é só clicar:
Sua divulgação será nossa melhor propaganda, vai nos ajudar MUITO.
Valeu demais! 💜
O trabalho de Steven Wilson poderá ser conferido tanto nos cinemas quanto nas mídias domésticas. Uma prévia com 5min50 de “Echoes” foi oficialmente liberada no YouTube, plataforma que, naturalmente, tem limitações de áudio e imagens, e o resultado já é muito impressionante quando comparado com as versões anteriores:
Quando chegarem os lançamentos completos, com as mídias em máxima qualidade, até os fãs mais exigentes deverão aprovar e sentirem-se recompensados.
Comparação entre as versões
- vídeo 1: DVD (2003)
- vídeo 2: Blu-Ray (vol. 6) do box “The Early Years” (2016)
- vídeo 3: versão recém-restaurada com imagens 4K (ultra HD) retirada do YouTube (será lançada em 02/05/2025)
Cinemas
Antes dos formatos físicos e digitais serem lançados (em 2 de maio, veja abaixo), a nova versão completa poderá ser conferida nas telas grandes de cinemas selecionados e IMAX em todo o mundo a partir de 24 de abril em uma parceria entre Trafalgar Releasing e Sony Music Visione.

Os ingressos estarão à venda a partir de 5 de março no site próprio www.PinkFloyd.film e nas bilheterias físicas das salas participantes. O site mencionado usa a geolocalização para te mostrar os locais disponíveis mais próximos de onde está sendo feita a consulta, mas é possível também fazer a pesquisa por cidades, onde constata-se que muitas brasileiras estão incluídas com dezenas de salas e sessões. É uma oportunidade imperdível para os fãs!
Trailer oficial legendado
ATUALIZAÇÃO (13/03/25)
Foi oficialmente divulgado um belíssimo trailer de divulgação que repostamos para incluir nossas legendas em português:
Formatos
Dia 2 de maio chegará pela “Legacy Recordings”, a divisão de catálogo da Sony Music, o primeiro álbum oficial ao vivo lançado do filme. Entre as novidades, será também a primeira vez que a música estará oficialmente em vinil e em Dolby Atmos 📙. Além de disponível digitalmente nas plataformas de streaming, as lojas contarão também com CD duplo, Blu-ray e DVD.
Blu-ray
Longa-metragem:
1. Pompeii Intro
2. Echoes Part 1
3. On the Run
4. Careful with That Axe, Eugene
5. A Saucerful of Secrets
6. Us and Them
7. One of These Days
8. Mademoiselle Nobs
9. Brain Damage
10. Set The Controls for the Heart of the Sun
11. Echoes Part 2
Show:
1. Pompeii Intro
2. Echoes Part 1
3. Careful with That Axe, Eugene
4. A Saucerful of Secrets
5. One of These Days
6. Set the Controls for the Heart of the Sun
7. Echoes Part 2
Especificações de áudio:
2.0 estéreo LPCM não compactado [96k/24b]
5.1 Dolby TrueHD Surround [96k/24b]
Dolby Atmos [somente o longa metragem]
Duração do longa-metragem: 1h24min58
Duração do show: 1h02min45
DVD

Longa-metragem:
1. Pompeii Intro
2. Echoes Part 1
3. On the Run
4. Careful with That Axe, Eugene
5. A Saucerful of Secrets
6. Us and Them
7. One of These Days
8. Mademoiselle Nobs
9. Brain Damage
10. Set The Controls for the Heart of the Sun
11. Echoes Part 2
Show:
1. Pompeii Intro
2. Echoes Part 1
3. Careful with That Axe, Eugene
4. A Saucerful of Secrets
5. One of These Days
6. Set the Controls for the Heart of the Sun
7. Echoes Part 2
Especificações de áudio:
2.0 não compactado LPCM estéreo
5.1 Dolby Digital Surround
Dolby Atmos [somente o longa metragem]
Duração do longa-metragem: 1h24min58
Duração do show: 1h02min45
━━━ Publicidade ━━━
Visite nossa Loja
━━━ Fim da publicidade ━━━
CD Duplo

CD 1:
1. Pompeii Intro
2. Echoes Part 1
3. Careful with That Axe, Eugene
4. A Saucerful of Secrets
5. One of These Days
6. Set the Controls for the Heart of the Sun
7. Mademoiselle Nobs
8. Echoes Part 2
CD 2:
1. Careful With that Axe, Eugene – Tomada alternativa
2. A Saucerful of Secrets – Não Editada
LP Duplo

Lado A:
1. Pompeii Intro
2. Echoes – Part 1
3. Careful with That Axe, Eugene
Lado B:
1. A Saucerful of Secrets
2. Set the Controls for the Heart of the Sun
Lado C:
1. One of These Days
2. Mademoiselle Nobs
3. Echoes – Part 2
Lado D:
1. Careful With that Axe, Eugene – Tomada alternativa
2. A Saucerful of Secrets – Não Editada
Postagens relacionadas
“Pink Floyd: Live at Pompeii”, o original
A ideia de filmar a banda tocando sem público em um anfiteatro romano com mais de dois mil anos foi do diretor Adrian Maben. Enquanto turistava pelas ruínas desertas, ele pensou que o silêncio e os sons naturais do ambiente seriam um bom cenário para a música, uma antítese às filmagens “tradicionais”, que davam igual atenção a artistas e espectadores.
Uma anedota tão famosa quanto verdadeira é que somente quando o caminhão com o equipamento de turnê da banda, após três dias de viagem, chegou de Londres, descobriu-se que não havia energia adequada no local. Tempo e esforço preciosos foram gastos para instalar um cabo com quase um quilômetro vindo diretamente da prefeitura de Pompeia.
Além da banda tocando ao vivo entre os dias 4 a 7 de outubro de 1971, foram realizadas filmagens adicionais no Estúdio Europasonor, em Paris, de 13 a 20 de dezembro. Sentindo que o filma ainda estava curto, no início de 1973 Maben e uma pequena equipe com uma câmera de 35 mm foram aos Estúdios Abbey Road com a intenção de realizar entrevistas e filmagens espontâneas. O que ficou eternizado, no entanto, foram históricos momentos do Pink Floyd trabalhando na gravação do que viria a se tornar o clássico álbum “The Dark Side of the Moon”.
Em julho de 2016, David Gilmour gravou no local (desta vez com público) dois shows da sua turnê “Rattle That Lock”, lançados no ano seguinte. Nick Mason também retornou a Pompéia em julho de 2023, quando sua banda Saucerful of Secrets, focada em tocar material do Pink Floyd anterior a “The Dark Side of the Moon”, se apresentou no “Pompeii Grand Theatre”. Ao se apresentar na cidade nessas ocasiões, ocorreram cerimônias onde ambos os músicos foram honrados com o título de “cidadão honorário de Pompéia”.
Camisetas Bloco do Pink Floyd em Pompeia
Algumas vezes, amigos nos deram a enorme honra de visitar o anfiteatro local das gravações colocando uma das camisetas do nosso evento The Carnawall em um dos mais célebres locais da história do rock.
Conseguimos guardar os seguintes registros:
Promoção: envie perguntas a Nick Mason
ATUALIZAÇÃO (18/03/25)
Essa é a sua chance: se você pudesse perguntar ao lendário baterista do Pink Floyd sobre as históricas gravações, o que seria?
Anunciada hoje uma promoção para envio de questões a Nick Mason somente até o próximo 25 de março através DESTE LINK.
Data, forma e local da publicação das respostas não foram informados.
Texto oficial da divulgação:
“Envie sua pergunta para Nick sobre se apresentar nas belas ruínas do antigo Anfiteatro Romano em Pompéia durante aqueles dias sufocantes e noites ameaçadoras, e a magia das apresentações da banda. Ou talvez você tenha uma pergunta sobre aquelas incríveis filmagens dos bastidores do Pink Floyd trabalhando em ‘The Dark Side of the Moon’ nos estúdios Abbey Road.”
Comunicar erro
Comunique-nos erros de datas, de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.
Últimas Postagens

Junte-se às nossas Newsletters
Inscreva-se em nosso boletim: você receberá APENAS mensagens importantes (notícias do Pink Floyd, informações sobre The Carnawall e promoções/descontos exclusivos).
Clique nos botões desejados e/ou digite (corretamente) seu e-mail:
Você poderá se desinscrever com facilidade quando quiser!