Pink Floyd
Torcida da Salernitana homenageia Pink Floyd; assista

Torcida da Salernitana homenageia Pink Floyd; assista

Bandeirões na arquibancada do time italiano prestavam tributo à banda inglesa cujo álbum “Dark Side of the Moon” completa 50 anos em 2023

No último sábado (30/09), torcedores do time “Unione Sportiva Salernitana 1919” (comumente chamado apenas de “Salernitana“) da 1ª divisão do campeonato de futebol da Itália (onde o rock progressivo é muito forte) promoveram um espetáculo visual em todo um setor da arquibancada antes do início da partida contra o “Internazionale“.

“Um dos mosaicos mais bonitos dos últimos tempos no futebol mundial.”

ge

Futebol, estádios e música sempre andaram pareados, mas parece que, dessa vez, os torcedores do clube grená uniram preferências e esforços para criar uma obra-prima em homenagem a um clássico que está se tornando cinquentenário. As coreografias também lembraram outras obras do grupo, marcando uma tabelinha das mais bonitas já vistas em um jogo de futebol.

Enquanto as laterais reproduziam as faces de “Division Bell(1994), a coreografia dos tijolos formou o muro de homônimo “The Wall(1979). O interior do mosaico é liberado quando da parte superior desce um prisma com a frase “ci troverete sempre qua nel lato oscuro della luna” (você sempre nos encontrará aqui no lado escuro da lua) que é “atingido” pelo raio de luz que se dispersa em cores do outro lado. Mais uma troca ocorre quando o escudo do time, mas em formato de diamante chega referenciando a canção ‘Shine On You Crazy Diamond‘ e também cai uma faixa com os escritos em italiano “continua a brillare pazzo diamante” (continue brilhando, diamante louco).

Assista ao Vídeo

Assista a + vídeos como esse assinando nosso canal.

Por que Pink Floyd?

O telejornal italianoTG1(assista abaixo a reportagem legendada para o português por nós) acrescenta que um dos motivos da escolha da banda é “porque canta sobre a incomunicabilidade” (daí também as cabeças do “Division Bell“), citando episódios de racismo e violência nos estádios.

A matéria também acrescenta ao mostrar a confecção e projeção das peças, veja

Assista a + vídeos como esse assinando nosso canal.

“Como ganhar perdendo de 4 x 0?”

Torcedores da Salernitana deram um show incrível e já merecem o troféu, mas em campo mesmo só há um nome, o do adversário Lautaro Martínez. O jogador (argentino!) da Inter de Milão, que estava sendo poupado para a rodada do meio da semana, entrou no segundo tempo e em (apenas) inacreditáveis 27 minutos marcou quatro gols, os únicos da partida!

Lautaro é artilheiro da Série A (nove gols em sete jogos)

Incrível que a torcida da Salernitana participa com espetáculos apesar da péssima fase do time: com três empates e quatro derrotas é o 18º e está na zona de rebaixamento.

Pink Floyd e Futebol

Citada (mas não nomeada) na reportagem acima, a canção “Fearless” da banda é notável por conter trechos (em seu início e fim) da torcida do time inglês Liverpool cantando “You’ll Never Walk Alone” durante uma partida. Na música “Money“, um dos versos que mais subiram em relevância ao longo destes 50 anos cita “comprar um time de futebol” como opção para “esbanjar dinheiro”. Para o baterista Nick Mason seria profético se a causa não fosse salvar da falência um clube da 3ª divisão do futebol inglês: em 2019 ele fazia parte do grupo de investimentos que adquiriu o “Bolton Wanderers“.

São famosos também os intervalos compulsórios durante a gravação de “Dark Side of the Moon” para que Roger Waters assistisse aos jogos dos Arsenal (David Gilmour e Nick Mason também torcem – com menos empolgação – para o clube).

Durante as turnês, partidas entre banda e equipe eram tão comuns (diz-se que Mason era “o” craque) que havia até uniforme: o Pink Floyd Football Club:

Roger era tão bom goleiro que ficou conhecido como “O Muro” 😜

Últimas Postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *