Roger Waters
Roger Waters no Rio de Janeiro em 28 de outubro

Roger Waters no Rio de Janeiro em 28 de outubro

Pela primeira vez, site brasileiro crava data e local do show do ex-Pink Floyd em sua “possível última turnê”

Ontem, o portal POPLine conseguiu uma informação exclusiva bastante taxativa: Roger Waters se apresentará no Rio de Janeiro no dia 28 de outubro, mais especificamente no Estádio Nilton Santos, o Engenhão.

É um alívio extra para os fãs brasileiros, que há exatas duas semanas vimos o anúncio da passagem da turnê “This Is Not a Drill” pela América do Sul sem nenhuma data aqui (só em 2018, na turnê anterior, o baixista fez oito shows no Brasil). Nos países vizinhos, as vendas de ingressos não só já começaram como também foram abertos dois shows extras após esgotamento de todos os ingressos na Argentina e no Chile.

Desde o início, já afirmamos que, embora nunca tenha acontecido confirmação e vendas com intervalo tão próximo aos shows, todas as indicações são bastante seguras de que, sim, haverá apresentações brasileiras. A lógica era das turnês anteriores mas também de informações não-oficiais liberadas pela imprensa. É assim que – além de Rio de Janeiro – já podemos considerar Curitiba (no Estádio Couto Pereira) e Belo Horizonte (MRV Arena) como locais que receberão shows.

Roger Waters com viúva, irmã e filha de Marielle Franco (Rio, 2018)

 

O que mais surpreendeu na notícia de ontem não foi o local, mas a data. Como pode ser visto no cronograma abaixo, os países que já venderam ou estão vendendo ingressos receberão Waters na segunda quinzena de novembro; o Brasil, que ainda nem foi oficializado, era, portanto, mais esperado de ter datas em dezembro, como anunciado ainda em dezembro de 2022 pelo jornalista José Norberto Flesch. Porém, ainda é possível, embora não-usual, que a turnê faça shows por aqui no final de outubro e começo de novembro e, após passar pelos outros países, retorne em dezembro para uma segunda rodada. Disponibilidade de agendar datas em estádios – não só pela concorrência com jogos mas também com outros shows internacionais, como os de Paul McCartney – pode estar sendo a principal responsável pela demora na confirmação oficial. Além das três cidades mencionadas, que já estão pré-agendadas, São Paulo muito dificilmente ficará de fora e Porto Alegre, Salvador e Brasília são possibilidades já testadas e aprovadas na turnê “Us + Them”, em outubro de 2018.


Excursão Waters MG > SP (dois shows): últimas vagas, garanta AGORA

Confira todas as datas (tabela atualizada automaticamente com todos os shows):

📅📍🎫
24/10/23Brasília, 🇧🇷
(Arena BRB)
Ingressos
(quarta, 24/05, às 12h)
28/10/23Rio de Janeiro, 🇧🇷
(Engenhão)
Ingressos
(quinta, 25/05, às 12h)
01/11/23Porto Alegre, 🇧🇷
(Arena do Grêmio – novo local)
Ingressos
(quinta, 25/05, às 12h)
04/11/23Curitiba, 🇧🇷
(Arena da Baixada)
Ingressos
(quinta, 25/05, às 12h)
08/11/23Belo Horizonte, 🇧🇷
(Mineirão)
Ingressos
(quarta, 24/05, às 12h)
11/11/23São Paulo, 🇧🇷
(Allianz Parque)
ESGOTADO
12/11/23São Paulo, 🇧🇷
(Allianz Parque)
Ingressos
(terça, 30/05, às 12h)
17/11/23Montevidéo, Uruguai
(Estádio Centenário)
Ingressos
(terça, 09/05)
21/11/23Buenos Aires, Argentina
(Estádio River Plate)
ESGOTADO
22/11/23Buenos Aires, Argentina
(Estádio River Plate)
Ingressos
(terça, 09/05)
25/11/23Santiago, Chile
(Estádio Monumental)
ESGOTADO
26/11/23Santiago, Chile
(Estádio Monumental)
Ingressos
(já em pré-venda)
29/11/23Lima, Peru
(Estádio Nacional)
Ingressos
(sexta, 19/05)
02/12/23San José, Costa Rica
(Estádio Nacional)
Ingressos
(breve)
05/12/23Bogotá, Colômbia
(Coliseo Live)
Ingressos
(sexta, 02/06)
09/12/23Quito, Equador
(Est. Olímpico Atahualpa)
(breve)

Rio de Águas Turvas

Será o quinto show e a quinta turnê de Roger Waters no Rio (o segundo no “Estádio Olímpico Nilton Santos”, que também recebeu em março de 2012 um show da “The Wall Live”). A última passagem do músico inglês pela Cidade Maravilhosa foi histórica e ocorreu em um Maracanã lotado apenas quatro dias antes do segundo turno da eleição presidencial de 2018. Após a sequência Brain Damage/Eclipse e a fabulosa projeção com luzes do prisma acima do público, o cantor chamou a filha, Luyara Santos, a irmã, Anielle Franco, e Mônica Benício, viúva da vereadora assassinada Marielle Franco. A família da política protestava contra a demora no esclarecimento do crime, ocorrido em março daquele mesmo ano (hoje, mais de cinco anos depois, os executores estão presos, mas ainda não houve condenação do mandante; o motorista Anderson Gomes também foi morto na ocasião). A plateia em solidariedade gritou “Justiça“.

Já vestido com uma camiseta com a frase Lute como Marielle Franco, Waters disse:

“Ela acreditava em direitos humanos, assim como eu, o problema é que nem todo mundo acredita”.

ROGER WATERS (Rio de Janeiro, 2018)

Na época, Roger Waters ficou sabendo do crime através do jornal Britânico “The Independent” e, em 2020, também apoiou a candidatura de Monica Benício à câmara do Rio, gravando um vídeo pedindo votos em português. A viúva de Marielle elegeu-se vereadora e a irmã, Anielle Franco, foi anunciada em dezembro de 2020 como Ministra da Igualdade Racial do governo Lula.

Nesta atual turnê, que virá ao Brasil, a vereadora é homenageada no telão em todos os shows junto com outros defensores dos direitos humanos. Junto ao seu nome as seguintes informações:

Localização: Rio de Janeiro, Brasil
Crime: criticou policiais
Pena: morte

Vídeo promocional oficial.

Últimas Postagens


1 thought on “Roger Waters no Rio de Janeiro em 28 de outubro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *