David Gilmour e mais “59 heróis da guitarra” em música beneficente de Mark Knopfler
Em 25 de fevereiro de 2023, Polly Samson postou em suas redes sociais uma imagem de seu marido com Mark Knopfler trabalhando nos “British Grove Studios”, de propriedade do ex-guitarrista do Dire Straits:
Como o Gilmour está preparando um novo álbum, caiu aí a principal especulação dos fãs, que não durou até que, no mesmo dia, Guy Fletcher (ex-tecladista do Dire Straits), engenheiro e produtor de longa data de Knopfler postou em seu Instagram:
“TCT” significa “Teenage Cancer Trust” (“confiança contra o câncer adolescente”), instituição britânica de caridade em prol do amparo e tratamento de jovens com câncer com a qual David já tem alguns trabalhos, sendo o mais recente a doação de todos os lucros de seu show no “Royal Albert Hall”, em Londres, em 2016.
Mês passado, Mark Knopfler forneceu todas as informações, mostrando um projeto muito mais do que apenas ambicioso, um verdadeiro marco na história do rock: ele se reuniu a mais de 60 artistas para regravar sua faixa instrumental de 1983 “Going Home”. A música encerra o elogiado álbum com as canções do filme “Local Hero” (uma história que mostra que o dinheiro pouco importa na vida), quase todo composto por Knopfler e que foi nomeado ao BAFTA (“Academia Britânica de Cinema”) no ano seguinte como “Melhor Trilha Sonora de Filme” e ainda hoje é tocada antes de cada jogo em casa do Newcastle United FC.
Com renda revertida também para a “Teen Cancer America”, instituição equivalente à “TCT” nos Estados Unidos, a faixa foi lançada hoje (15/03/24) como single 📙 dos “Heróis da Guitarra de Mark Knopfler” e apresenta uma formação sem precedentes de alguns dos maiores guitarristas e músicos. Entre os sessenta e tantos contribuidores (listados na íntegra abaixo) estão David Gilmour (Pink Floyd), Pete Townshend (The Who), Ronnie Wood (Rolling Stones), Eric Clapton (Yardbirds, Cream, The Dirty Mac, Plastic Ono Band, Blind Faith, Delaney & Bonnie and Friends, Derek and the Dominos), Bruce Springsteen, Alex Lifeson (Rush), Brian May (Queen), Slash (Guns and Roses), Tony Iommi (Black Sabbath) e muitos mais. Roger Daltrey (The Who) (patrono honorário da “Teenage Cancer Trust”) toca gaita, com bateria de Ringo Starr (Beatles) e seu filho, Zak Starkey (The Who, Oasis). Sting (The Police) tocando baixo.
Se já não fosse extraordinário o suficiente, um toque triste deixa esse registro ainda mais notável: foi a última gravação de Jeff Beck, um dos maiores guitarristas de todos os tempos (é o preferido do Gilmour), que aparece nos início do instrumental. Sobre a participação de Beck, Guy Fletcher disse:
“Era absolutamente destinado a acontecer. E o que ele fez com isso só te leva às lágrimas.”
Em comunicado à imprensa, Mark Knopfler comentou:
“O que eu realmente quero fazer, mais do que qualquer outra coisa, é apenas agradecer a cada um por esta excelente resposta. Eu realmente não tinha ideia de que seria assim. Atingiu o Guy e eu logo no início que tivemos que estender essa faixa de alguma forma, para acolher o número de pessoas que se juntaram.”
E completou:
“Antes de saber onde estava, Pete Townshend tinha entrado no meu estúdio armado com uma guitarra e um amplificador. E aquele primeiro ‘power chord’ do Pete… cara, vou te dizer… Estávamos naquele território e foi simplesmente fantástico. E foi a partir daí. O Eric [Clapton] entrou, tocou muito bem, só ‘licks’ impressionantes, um atrás do outro. Então a contribuição de Jeff Beck chegou e isso foi fascinante. Acho que o que a gente teve foi um constrangimento de riqueza, realmente. A coisa toda foi um ponto alto.”
Acesse
Envie
Compre
Espalhe
Consumir nossos trabalhos nos ajuda muito e somos verdadeiramente honrados por você gostar!
Siga nossas redes sociais e interaja com nossas postagens: é de um valor gigantesco e você receberá atualizações e informações importantes:
Que tal doar QUALQUER valor?
Mas, por favor, não há obrigação, dê só se e quanto puder.
Opções:
PIX
Link
Assine
PayPal
|
Confirmação: Giovany Gabriel Faria da Silva | Mercado Pago
💻 QR Code (se estiver no computador ou TV):
- abra o aplicativo do seu banco
- entre na área pix
- escolha a opção pagar com QR
- aponte a câmera para o código nesta tela
- defina o valor que quiser
- termine o pagamento
- pronto!
📱Chave PIX (caso esteja no celular):
- copie nosso e-mail:
– clique no botão “Copiar” (já vai para a memória) ou…
– selecione o e-mail e o copie
- abra o aplicativo do seu banco
- entre na área pix
- escolha “fazer transferência“
- nossa chave já deve aparecer
- se já não estiver preenchido:
– clique no espaço e depois em “colar” ou…
– digite a chave
- confirme nossos dados
- defina o valor que quiser
- termine o pagamento
- pronto!
Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.
Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).
* Doação única com conferência de valor antes, garantia de devolução integral e opção de parcelar sem acréscimo.
Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.
Atenção: doação mensal; cancele quando quiser.
Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).
Já usa PayPal e acha que o Bloco do Pink Floyd é demais?
Confirmação: Giovany Gabriel Faria da Silva | PayPal
Que tal nos enviar um PRESENTE? 🎁
Sabe aqueles livros, revistas, vinis, CDs e DVDs abandonados?
Nós ADORAMOS! 💜
Se desejar, postaremos em nossas redes sociais a abertura do recebido com menção/link de quem enviou!
Preferencialmente PINK FLOYD e BEATLES (qualquer idioma), incluindo carreiras solo, mas… sinta-se à vontade para nos surpreender.
Camisetas: GG, baby-look G, 8 anos e 2 anos. 👶
🏠 Endereço para envio:
Bloco do Pink Floyd Rua Coronel Estevam Rezende, 160 Centro – Pedralva, Minas Gerais CEP: 37520-000 |
Fãs de Pink Floyd encontrarão produtos de qualidade e exclusivos.
Segurança, várias formas de pagamento e parcelamento, garantia de devolução e você recebe no endereço que indicar!
Fora as promoções!
Sabe aquela pessoa que também gosta?
Recomende esta página a compartilhando em uma das suas redes sociais, é só clicar:
Sua divulgação será nossa melhor propaganda, vai nos ajudar MUITO.
Valeu demais! 💜
Lista completa dos 60 guitarristas: | |
Joan Armatrading Jeff Beck Richard Bennett Joe Bonamassa Joe Brown James Burton Jonathan Cain Paul Carrack Eric Clapton Ry Cooder Jim Cox Steve Cropper Sheryl Crow Danny Cummings Duane Eddy Sam Fender Peter Frampton Audley Freed David Gilmour Vince Gill Buddy Guy Keiji Haino Tony Iommi Joan Jett John Jorgenson Mark Knopfler Sonny Landreth Albert Lee Greg Leisz Alex Lifeson |
Steve Lukather Phil Manzanera Dave Mason Hank Marvin Brian May Robbie McIntosh John McLaughlin Tom Morello Rick Nielsen Orianthi Brad Paisley Nile Rodgers Mike Rutherford Joe Satriani John Sebastian Connor Selby Slash Bruce Springsteen Andy Taylor Susan Tedeschi Derek Trucks Ian Thomas Pete Townshend Keith Urban Steve Vai Waddy Wachtel Joe Louis Walker Joe Walsh Ronnie Wood Zucchero |
Outros instrumentistas: |
|
Roger Daltrey (harmônica) Guy Fletcher (teclados, baixo) Ringo Starr (bateria) Zak Starkey (bateria) Sting (baixo) Glenn Worf (baixo) |
A Capa
A imagem que apresentaria tamanha constelação não poderia ser menos grandiosa e remete àquela de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, de 1967, dos Beatles, e não à toa: foi feita pelo mesmo artista, Sir Peter Blake, que conseguiu incluir na colagem todos os participantes além de “Peter Riegert” e “Burt Lancaster”, dois atores do filme “Local Hero”. Todos estão em frente ao “Hanks“, a “mais famosa loja de guitarras de Londres” (frase estampada na fachada), que fica na Denmark Street, local muito ligado à música britânica e que possuía estúdios independentes onde importantes gravações foram feitas. Agora ainda mais ponto obrigatório para uma visita e foto (fica também a cerca de sete minutos de caminhada tanto do local onde funcionou o “Marquee Club” quanto de onde era o “UFO Club“, locais fundamentais no início da carreira do Pink Floyd).
A música pode ser comprada na loja oficial através desse link, e está disponível em quatro formatos: CD (6 libras), single digital (0,99 libra), vinil de 12 polegadas (15 libras) e edição deluxe com CD e BluRay (esgotada):
YouTube
“Going Home” também está disponível para ser ouvida na íntegra no canal oficial do Mark Knopfler:
Atualização (17/03/24)
“Going Home (Theme From Local Hero)” está neste momento em 1º lugar na principal parada de vendagem de singles 📙 do Reino Unido, a “Official Chart“. É uma posição parcial, pois a classificação definitiva será consolidadada sexta-feira, dia 22, e está acirradíssima com a segunda colocada Beyoncé. A música, cujos todos os rendimentos irão para a caridade, precisará de todo apoio para continuar crescendo, como destaca uma publicação do próprio ranking. Além de uma conquista notável para o esforço artítico da obra, a primeira colocação também dará destaque e publicidade ampla que o projeto merece.
Atualização (22/03/24)
Beyoncé garantiu o 1º lugar no ranking britânico, como já tinha feito no americano.
“Going Home (Theme From Local Hero)” terminou a classificação semanal após eu lançamento em 18º lugar, uma posição excelente, indicando ótima vendagem.
Atualização (23/03/24)
Entre os 60 guitarristas, alguns são notáveis não apenas por serem bons, mas por terem um estilo muito reconhecível, o que não envolve apenas técnica, mas também timbres, efeitos e até formas de gravação. Por isso, para quem é bem familiarizado com alguns deles, foi uma “brincadeira” divertida (mas não tão fácil), tentar identificar quem estava tocando cada trecho. Inclusive, porque o pouco espaço individual em meio a tanto profissional consagrado quase que “implorava” por personalidade.
Obviamente, não estão tocando todos ao mesmo tempo (seria apenas uma chiadeira), mas editar tudo aquilo de maneira coesa, harmônica e construtiva certamente exigiu muito conhecimento técnico e sensibilidade artítica. As chances de exagerar ou subaproveitar estavam dos dois lados e achar um equilíbrio foi um trabalho de edição digno de prêmios. E o mérito é do produtor Guy Fletcher.
Para nosso deleite, hoje foi divulgado um vídeo com o nome de todos os instrumentistas nos momentos em que participam da música. David Gilmour aparece (“apenas” incrível) logo no começo, Eric Clapton tem várias pequenas participações ao longo de toda a música e, como já divulgado, a primeira guitarra é, de fato, do saudoso Jeff Beck em sua tocante última gravação:
Poucos dessas dezenas de artistas devem ter se encontrado mesmo, pois a dificuldade de se produzir aumenta desproporcionalmente de acordo com quantidade de rock star produzidos. O que foi divulgado é que o projeto durou dois anos e meio e que nem todos compareceram ao “British Grove Studios”, de propriedade do Mark Knopfler, alguns gravaram remotamente e, depois, enviaram sua participação.
Quem tem interesse em produção musical deve estar curioso sobre as instruções dadas aos artistas e se foram orientados a gravar toda a faixa (para um trecho ser escolhido posteriormente) ou se a participação já foi pedida de acordo com um arranjo prévio (com as bases de uns sendo apresentadas a outros). Talvez as duas estratégias foram usadas.
Comunicar erro
Comunique-nos erros de datas, de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.
Visite nossa Loja
Últimas Postagens
Junte-se às nossas Newsletters
Inscreva-se em nosso boletim: você receberá APENAS mensagens importantes (notícias do Pink Floyd, informações sobre The Carnawall e promoções/descontos exclusivos).
Clique nos botões desejados e/ou digite (corretamente) seu e-mail:
Você poderá se desinscrever com facilidade quando quiser!