Hoje na História do Pink Floyd
8 de Março na História do Pink Floyd

8 de Março na História do Pink Floyd

Índice de Anos

1969

Show do Pink Floyd no “Rag Ball”, da Universidade de Reading, Inglaterra, com abertura de Pretty Things e Gods.

Anúncio do evento em uma publicação
Cartaz do show

1970

O Pink Floyd se apresenta em Birmingham no “Mothers Club” (“Clube Mães” em português) justamente no dia das mães daquele ano (no Reino Unido a data varia conforme a Quaresma, que segue um calendário lunar). Funcionando acima de uma antiga loja de móveis no distrito suburbano Erdington, o clube recebeu entre os 30 meses em que funcionou mais de 400 apresentações, incluindo os primeiros shows de Soft Machine, The Who, Deep Purple, Black Sabbath e Judas Priest (cujo vocalista Rob Halford menciona o “Mothers” em uma música de seu álbum solo de 2000, “Resurrection”). Algumas das outras bandas de rock e artistas conhecidos que tocaram no “Mothers” incluem: Fleetwood Mac, Free, Steppenwolf, Jethro Tull, Tyrannosaurus Rex, Elton John, King Crimson, Led Zeppelin, Grateful Dead e Moody Blues. O “Mothers” foi eleito o “local de rock número um do mundo” pela revista americana “Billboard”. Parte do repertório ao vivo do álbum “Ummagumma” foi gravado lá pelo Pink Floyd no ano anterior.

Cartaz do Pink Floyd no “Mothers Club” no “Mother’s Day(08/03/1970)

Dois folhetos com a programação do “Mothers Club” (Pink Floyd destacado por nós); reparar na qualidade do restante das atrações:

Em 2013 o local recebeu uma “Placa Azul” pela sua importância em menos de três anos de funcionamento: “Votado o Melhor Local do Rock no Mundo”

1972

Após dois shows em Tóquio, o Pink Floyd faz neste dia o primeiro (também de um par de apresentações em dias consecutivos) em uma das maiores cidades do Japão, Osaka. O repertório incluía na primeira parte a integra do ainda inédito “Dark Side of the Moon” e ainda “One of These Days”, “Echoes”, “Careful With That Axe, Eugene” e “Atom Heart Mother” (sem orquestra).

Pôster: Pink Floyd em Osaka, Japão (8 e 9 de março de 1972)

1973

Show no “Armory Fieldhouse”, da cidade americana de Cincinnati da turnê “Dark Side of the Moonuma semana após o lançamento do álbum. Ao contrário dos shows do ano anterior, quando o disco era apresentado logo no início, em 1973 optaram por executá-lo na segunda parte. O repertório da primeira etapa variava, mas o bis invariavelmente era “One of These Days.

1988

Sexto show da perna japonesa da “A Momentary Lapse of Reason Tour”, do Pink Floyd, o primeiro fora da capital, desta vez em Osaka. Curiosamente, em um 8 de março exatos 16 anos antes (veja o registro “1972” acima), a mesma cidade recebia uma apresentação da banda (foram ao todo 17 shows do Pink Floyd no Japão).

Folheto: Pink Floyd em Osaka (8 e 9 de março de 1988)

Visite nossa Loja


2007

Apresentação da óperaÇa Ira”, de Roger Waters, no “Teatr Wielki”, da cidade polonesa Poznan. Como, nesses dias, o compositor estava apresentando sua turnê “The Dark Side of the Moon Livenão pôde estar presente.

  • Acesse
  • Doe
  • Compre
  • Espalhe

Consumir nossos trabalhos nos ajuda muito e somos verdadeiramente honrados por você gostar!

Siga nossas redes sociais e interaja com nossas postagens, é de um valor gigantesco e você receberá atualizações e informações importantes:

Que tal doar QUALQUER valor?
Mas, por favor, não se sinta na obrigação, dê apenas se e quanto puder.

  • PIX
  • Link
  • Assinar

Confirmação: Giovany Gabriel Faria da Silva | Mercado Pago

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

* Doação única com conferência de valor antes, garantia de devolução integral e opção de parcelar sem acréscimo.

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Atenção: doação mensal; cancele quando quiser.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

Fãs de Pink Floyd encontrarão produtos de qualidade e exclusivos

Segurança, várias formas de pagamento e parcelamento, garantia de devolução e você recebe no endereço que indicar!

Sabe aquela pessoa que também gosta?

Recomende esta página a compartilhando em uma das suas redes sociais:

Sua divulgação será nossa melhor propaganda, vai nos ajudar MUITO.
Valeu demais! 💜

2008

Roger Waters recebe em sua casa em Nova York o músico argentino Gustavo Cerati (líder da conceituada banda Soda Stereo) para comporem e gravarem uma música para a instituição de caridade ALAS, fundada pela cantora colombiana Shakira para o desenvolvimento da primeira infância na América Latina. Roger canta os trechos em inglês da canção que recebeu o nome “The Child Will Fly” (“a criança voará”), onde diz conseguir ver nos olhos das crianças Gardel (o mais famoso dos cantores de tango) e [o escritor colombiano vencedor do Nobel de Literatura e presidente honorário da ALAS Gabriel García] Márquez. Os segmentos em espanhol são cantados por Gustavo Cerati, Pedro Aznar, Shakira (que cita as “favelas do Rio”) e o tenor Alek Shrader. Grande amigo de Waters, Eric Clapton contribuiu com um solo de guitarra e a bateria ficou a cargo do lendário Steve Gadd. Quando esteve na Argentina em 2012 para nove shows da sua turnê “The Wall Live”, Roger aproveitou para gravar um vídeo promocional para a canção em uma periferia de Buenos Aires, onde aparece dando uma oficina musical para crianças, que fazem percussão com instrumentos improvisados. Estranhamente, a música não foi utilizada pela fundação e em maio de 2014 uma versão curta foi publicada no YouTube, que rapidamente a removeu devido a reivindicações de direitos autorais (em setembro daquele ano Gustavo Cerati morreu de parada cardíaca após quatro anos em coma). Em 2018, antes dos dois shows que realizou na Argentina com sua turnê “Us + Them”, o vídeo completo foi exibido pela primeira vez nos telões. Já em 2020, logo no início da pandemia, o próprio Roger revelou em suas redes sociais que o clipe completo havia “vazado” no YouTube e até informou o link, onde se vê que a canção na íntegra tinha mais de 12 minutos.

Roger Waters, Gustavo Cerati e Pedro Aznar (2008)
Vídeo completo (Waters em 4min05)
Primeira exibição integral antes dos shows de Waters na Argentina em 2018


Dias Anteriores na História do Pink Floyd

+ Ver todas as datas…

Junte-se às nossas Newsletters

Inscreva-se em nosso boletim: você receberá APENAS mensagens importantes (notícias do Pink Floyd, informações sobre The Carnawall e promoções exclusivas).

Clique nos botões e/ou digite (corretamente) seu endereço de e-mail:

Newsletters

Você poderá se desinscrever com facilidade quando quiser!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X