Hoje na História do Pink Floyd
6 de Março na História do Pink Floyd

6 de Março na História do Pink Floyd

Índice de Anos

1946

Nasce em Cambridge (Inglaterra) David Jon Gilmour, o segundo de três filhos de Douglas Gilmour, professor de zoologia na Universidade de Cambridge, e Sylvia Wilson, professora e, depois, editora de filmes para a BBC. O casal aceitou um emprego de um ano na Universidade de Nova York (EUA) e David e seu irmão mais novo, então com cinco e quatro anos, respectivamente, ficaram e foram matriculados em um colégio interno. Aos 11 anos começou a frequentar a escola particular “Perse”, quando conhece Syd Barrett e Roger Waters, futuros membros do Pink Floyd, que estudavam em uma escola vizinha (a “Cambridgeshire High School for Boys”). Sendo uma família instruída e musical (os pais cantavam, o irmão tocava flauta e a irmã violino), David sempre foi incentivado, sendo “Rock Around the Clock” (Bill Haley & His Comets, 1954) e “Jailhouse Rock” (Elvis Presley, 1957) os primeiros discos que comprou. Aos 13 anos pegou emprestado de um vizinho um violão – jamais devolvido. Em 1962 começou a estudar línguas modernas na Faculdade de Artes e Tecnologia Cambridgeshire, onde aprendeu a falar francês fluentemente e passava os intervalos praticando violão com Barrett, também aluno. Em 1964, seus pais se mudaram definitivamente para Nova York e instalaram o jovem de 18 anos em um pequeno apartamento, onde levou uma vida boêmia e fazendo pequenos trabalhos para aumentar a renda, até como modelo. Nessa época fundou a Jokers Wild, banda que chegou a gravar singles e excursionar bastante, incluindo na França. Com a saída de membros em 1967, passaram a se chamar “Flowers”, agora como um trio, abandonado por Gilmour em dezembro daquele ano, quando é convidado por Nick Mason a se juntar ao Pink Floyd. Inicialmente empregado como apoio ao vocalista e guitarrista Syd Barrett, em questão de um mês precisou assumir os papéis do ex-líder da banda, cujo comportamento se tornou imprevisível a ponto de ser tirado da banda.

Sylvia com o filho David Gilmour com quase dois meses (1946)
David, Douglas, Peter, Sylvia e Catharine (1947)
David com quase dois anos (inverno de 1948)
David em foto da escola
“Lembra quando você era jovem?”
Acampamento de escoteiros na Escócia; David é o primeiro e seu irmão Peter o quarto (1962)
David Gilmour com 16 anos (1962)
Doug e Sylvia Gilmour, os pais do guitarrista do Pink Floyd
Sylvia Gilmour com a neta Romany, caçula de David (2002)
O adolescente David Gilmour

1967

O Pink Floyd grava nos estúdios da TV Granada, em Manchester (Inglaterra), uma participação no piloto (“teste”) de um novo programa, “The Rave”, que nunca foi transmitido.

Visite nossa Loja


1970

Show no “Great Hall”, do Imperial College (Londres).

Cartaz do show: reparar que o ingresso para quem não era estudante (25 pence) foi riscado, ou seja, decidiram cobrar 20 pence de todos

1972

Começa no Japão a turnê do Pink Floyd intitulada “Dark Side of the Moon – A Piece for Assorted Lunatics”. Neste dia, aniversário de 26 anos de David Gilmour, a estreia aconteceu no “Tōkyō Taiikukan” (“Ginásio Metropolitano de Tóquio”).

Pink Floyd em Tóquio (6 e 7 de março de 1972)

1973

Show no Kiel Auditorium, de St. Louis (Estados Unidos) apresentando a “Dark Side of the Moon Tour”.

1988

Quinto e último show da “A Momentary Lapse of Reason Tour” na capital japonesa, sendo o terceiro no “Yoyogi National Gymnasium”.

Pôster não-oficial do Pink Floyd em Tóquio, Japão (março de 1988 ®Alton Kelley)

2006

Gravado ao longo dos quatro anos anteriores, foi escolhida a data em que David Gilmour completava 60 anos para o lançamento de seu terceiro álbum solo, “On an Island”. Após um longo hiato de 22 anos desde seu trabalho individual anterior (“About Face”, 1984) e 12 após o último disco de músicas inéditas do Pink Floyd (“The Division Bell”, 1994), foi criticamente elogiado e um enorme sucesso de vendas, sendo a primeira vez que Gilmour (como artista solo) alcançou a posição número 1 na principal parada de vendas do Reino Unido e sua primeira aparição entre os dez mais nos Estados Unidos, onde ficou em sexto lugar. Com a esposa Polly Samson como principal letrista, as gravações contaram com a participação de muitos renomados músicos amigos de Gilmour, como Guy Pratt, David Crosby, Graham Nash, Bob Klose (das primeiras formações das bandas que virariam o Pink Floyd), Andy Newmark (Sly and the Family Stone), Jools Holland, Phil Manzanera, Robert Wyatt (Soft Machine), Willie Wilson (da Jokers Wild), Chris Thomas, Paul “Wix” Wickens e o companheiro de Pink Floyd Rick Wright. O lançamento motivou uma turnê de 33 shows divididos entre Europa e América do Norte e dois registros ao vivo, “Remember That Night” (em Londres) e “Live in Gdańsk”, gravação do último show da turnê para 50 mil pessoas em um estaleiro na Polônia.

Nesta noite, foi realizada uma suntuosa festa privada no “Porchester Hall” (Londres) tanto para comemorar o 60º aniversário de David Gilmour quanto o lançamento do álbumOn an Island”. Foi também uma pré-estreia/ensaio da turnê, que começaria no dia seguinte, com Gilmour e sua banda se apresentando relaxados em um ambiente “seguro” (repertório abaixo). Entre os convidados estavam os companheiros de Pink Floyd Nick Mason e Rick Wright, Jools Holland, Ray Cooper, Robert Wyatt, Bob Klose, Mike Rutherford (Genesis), Bob Geldof, Pattie Boyd, Damon Hill (ex-piloto de Fórmula 1) e os atores Denis Lawson e Ewan McGregor. Os presentes ainda tiveram a oportunidade de assistir à apresentação “stand-up” de Guy Pratt.

On an Island

  1. Castellorizon
  2. On an Island
  3. The Blue
  4. Take a Breath
  5. Red Sky at Night
  6. This Heaven
  7. Then I Close My Eyes
  8. Smile
  9. A Pocketful of Stones
  10. Where We Start
  11. Wish You Were Here” (Pink Floyd)
  12. Dominoes” (Syd Barrett)

Bis

  1. Happy Birthday to You” (Mildred J. Hill & Patty Hill)
  • Acesse
  • Doe
  • Compre
  • Espalhe

Consumir nossos trabalhos nos ajuda muito e somos verdadeiramente honrados por você gostar!

Siga nossas redes sociais e interaja com nossas postagens: é de um valor gigantesco e você receberá atualizações e informações importantes:

Que tal doar QUALQUER valor?
Mas, por favor, não se sinta na obrigação, dê apenas se e quanto puder.

  • PIX
  • Link
  • Assinar
  • PayPal

Confirmação: Giovany Gabriel Faria da Silva | Mercado Pago

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

* Doação única com conferência de valor antes, garantia de devolução integral e opção de parcelar sem acréscimo.

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Atenção: doação mensal; cancele quando quiser.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

Já usa PayPal e acha que o Bloco do Pink Floyd é demais?

Clique e escolha qualquer valor:

Fãs de Pink Floyd encontrarão produtos de qualidade e exclusivos

Segurança, várias formas de pagamento e parcelamento, garantia de devolução e você recebe no endereço que indicar!

Sabe aquela pessoa que também gosta?

Recomende esta página a compartilhando em uma das suas redes sociais:

Sua divulgação será nossa melhor propaganda, vai nos ajudar MUITO.
Valeu demais! 💜

2007

Roger Waters realiza um gigantesco show da sua “The Dark Side of the Moon Live” para cerca de 55 mil pessoas no “Foro Sol”, na Cidade do México. O porco voador apareceu com uma frase em espanhol dirigida ao então presidente dos Estados Unidos: “Porco Bush: derrube o muro na fronteira” [entre México e EUA]”, obtendo uma entusiasmada resposta da multidão. “Derrubem o Muro” é o mote repetido pela plateia na música “The Trial”, faixa de “The Wall” (“tear down the wall”).

Anúncio
Cerdo Bush: derriba el muro de la frontera


Dias Anteriores na História do Pink Floyd

+ Ver todas as datas…

Junte-se às nossas Newsletters

Inscreva-se em nosso boletim: você receberá APENAS mensagens importantes (notícias do Pink Floyd, informações sobre The Carnawall e promoções exclusivas).

Clique nos botões e/ou digite (corretamente) seu endereço de e-mail:

Newsletters

Você poderá se desinscrever com facilidade quando quiser!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X