6 de Março na História do Pink Floyd
1946
Nasce em Cambridge (Inglaterra) David Jon Gilmour, o segundo de três filhos de Douglas Gilmour, professor de zoologia na Universidade de Cambridge, e Sylvia Wilson, professora e, depois, editora de filmes para a BBC. O casal aceitou um emprego de um ano na Universidade de Nova York (EUA) e David e seu irmão mais novo, então com cinco e quatro anos, respectivamente, ficaram e foram matriculados em um colégio interno. Aos 11 anos começou a frequentar a escola particular “Perse”, quando conhece Syd Barrett e Roger Waters, futuros membros do Pink Floyd, que estudavam em uma escola vizinha (a “Cambridgeshire High School for Boys”). Sendo uma família instruída e musical (os pais cantavam, o irmão tocava flauta e a irmã violino), David sempre foi incentivado, sendo “Rock Around the Clock” (Bill Haley & His Comets, 1954) e “Jailhouse Rock” (Elvis Presley, 1957) os primeiros discos que comprou. Aos 13 anos pegou emprestado de um vizinho um violão – jamais devolvido. Em 1962 começou a estudar línguas modernas na Faculdade de Artes e Tecnologia Cambridgeshire, onde aprendeu a falar francês fluentemente e passava os intervalos praticando violão com Barrett, também aluno. Em 1964, seus pais se mudaram definitivamente para Nova York e instalaram o jovem de 18 anos em um pequeno apartamento, onde levou uma vida boêmia e fazendo pequenos trabalhos para aumentar a renda, até como modelo. Nessa época fundou a Jokers Wild, banda que chegou a gravar singles e excursionar bastante, incluindo na França. Com a saída de membros em 1967, passaram a se chamar “Flowers”, agora como um trio, abandonado por Gilmour em dezembro daquele ano, quando é convidado por Nick Mason a se juntar ao Pink Floyd. Inicialmente empregado como apoio ao vocalista e guitarrista Syd Barrett, em questão de um mês precisou assumir os papéis do ex-líder da banda, cujo comportamento se tornou imprevisível a ponto de ser tirado da banda.
1967
O Pink Floyd grava nos estúdios da TV Granada, em Manchester (Inglaterra), uma participação no piloto (“teste”) de um novo programa, “The Rave”, que nunca foi transmitido.
━━━ Publicidade ━━━
Visite nossa Loja
━━━ Fim da publicidade ━━━
1970
Show no “Great Hall”, do Imperial College (Londres).
1972
Começa no Japão a turnê do Pink Floyd intitulada “Dark Side of the Moon – A Piece for Assorted Lunatics”. Neste dia, aniversário de 26 anos de David Gilmour, a estreia aconteceu no “Tōkyō Taiikukan” (“Ginásio Metropolitano de Tóquio”).
1973
Show no Kiel Auditorium, de St. Louis (Estados Unidos) apresentando a “Dark Side of the Moon Tour”.
1988
Quinto e último show da “A Momentary Lapse of Reason Tour” na capital japonesa, sendo o terceiro no “Yoyogi National Gymnasium”.
2006
Gravado ao longo dos quatro anos anteriores, foi escolhida a data em que David Gilmour completava 60 anos para o lançamento de seu terceiro álbum solo, “On an Island”. Após um longo hiato de 22 anos desde seu trabalho individual anterior (“About Face”, 1984) e 12 após o último disco de músicas inéditas do Pink Floyd (“The Division Bell”, 1994), foi criticamente elogiado e um enorme sucesso de vendas, sendo a primeira vez que Gilmour (como artista solo) alcançou a posição número 1 na principal parada de vendas do Reino Unido e sua primeira aparição entre os dez mais nos Estados Unidos, onde ficou em sexto lugar. Com a esposa Polly Samson como principal letrista, as gravações contaram com a participação de muitos renomados músicos amigos de Gilmour, como Guy Pratt, David Crosby, Graham Nash, Bob Klose (das primeiras formações das bandas que virariam o Pink Floyd), Andy Newmark (Sly and the Family Stone), Jools Holland, Phil Manzanera, Robert Wyatt (Soft Machine), Willie Wilson (da Jokers Wild), Chris Thomas, Paul “Wix” Wickens e o companheiro de Pink Floyd Rick Wright. O lançamento motivou uma turnê de 33 shows divididos entre Europa e América do Norte e dois registros ao vivo, “Remember That Night” (em Londres) e “Live in Gdańsk”, gravação do último show da turnê para 50 mil pessoas em um estaleiro na Polônia.
Nesta noite, foi realizada uma suntuosa festa privada no “Porchester Hall” (Londres) tanto para comemorar o 60º aniversário de David Gilmour quanto o lançamento do álbum “On an Island”. Foi também uma pré-estreia/ensaio da turnê, que começaria no dia seguinte, com Gilmour e sua banda se apresentando relaxados em um ambiente “seguro” (repertório abaixo). Entre os convidados estavam os companheiros de Pink Floyd Nick Mason e Rick Wright, Jools Holland, Ray Cooper, Robert Wyatt, Bob Klose, Mike Rutherford (Genesis), Bob Geldof, Pattie Boyd, Damon Hill (ex-piloto de Fórmula 1) e os atores Denis Lawson e Ewan McGregor. Os presentes ainda tiveram a oportunidade de assistir à apresentação “stand-up” de Guy Pratt.
On an Island
- “Castellorizon“
- “On an Island“
- “The Blue“
- “Take a Breath“
- “Red Sky at Night“
- “This Heaven“
- “Then I Close My Eyes“
- “Smile“
- “A Pocketful of Stones“
- “Where We Start“
- “Wish You Were Here” (Pink Floyd)
- “Dominoes” (Syd Barrett)
Bis
- “Happy Birthday to You” (Mildred J. Hill & Patty Hill)
Acesse
Envie
Compre
Espalhe
Consumir nossos trabalhos nos ajuda muito e somos verdadeiramente honrados por você gostar!
Siga nossas redes sociais e interaja com nossas postagens: é de um valor gigantesco e você receberá atualizações e informações importantes:
Que tal contribuir com QUALQUER valor?
Mas, por favor, não há obrigação, dê apenas se e quanto puder. Veja as várias opções:
Opções:
PIX
Link
Assine
PayPal
|
Confirmação: Giovany Gabriel Faria da Silva | Mercado Pago
💻 QR Code (se estiver no computador ou TV):
- abra o aplicativo do seu banco
- entre na área pix
- escolha a opção pagar com QR
- aponte a câmera para o código nesta tela
- defina o valor que quiser
- termine o pagamento
- pronto!
📱Chave PIX (caso esteja no celular):
- copie nosso e-mail:
– clique no botão “Copiar” (já vai para a memória) ou…
– selecione o e-mail e o copie
- abra o aplicativo do seu banco
- entre na área pix
- escolha “fazer transferência“
- nossa chave já deve aparecer
- se já não estiver preenchido:
– clique no espaço e depois em “colar” ou…
– digite a chave
- confirme nossos dados
- defina o valor que quiser
- termine o pagamento
- pronto!
Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.
Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).
* Doação única com conferência de valor antes, garantia de devolução integral e opção de parcelar sem acréscimo.
- Assinatura com benefícios
Disponível em duas redes sociais:
Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.
Atenção: doação mensal; cancele quando quiser; sem contrapartidas no momento.
Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).
Já usa PayPal e acha que o Bloco do Pink Floyd é demais?
Confirmação: Giovany Gabriel Faria da Silva | PayPal
Que tal nos enviar um PRESENTE? 🎁
Sabe aqueles livros, revistas, vinis, CDs e DVDs abandonados?
Nós ADORAMOS! 💜
Se desejar, postaremos em nossas redes sociais a abertura do recebido com menção/link de quem enviou!
Preferencialmente PINK FLOYD e BEATLES (qualquer idioma), incluindo carreiras solo, mas… sinta-se à vontade para nos surpreender.
Camisetas: GG, baby-look G, 8 anos e 2 anos. 👶
🏠 Endereço para envio:
Bloco do Pink Floyd Rua Coronel Estevam Rezende, 160 Centro – Pedralva, Minas Gerais CEP: 37520-000 |
Fãs de Pink Floyd encontrarão produtos de qualidade e exclusivos.
Segurança, várias formas de pagamento e parcelamento, garantia de devolução e você recebe no endereço que indicar!
Fora as promoções!
Sabe aquela pessoa que também gosta?
Recomende esta página a compartilhando em uma das suas redes sociais, é só clicar:
Sua divulgação será nossa melhor propaganda, vai nos ajudar MUITO.
Valeu demais! 💜
2007
Roger Waters realiza um gigantesco show da sua “The Dark Side of the Moon Live” para cerca de 55 mil pessoas no “Foro Sol”, na Cidade do México. O porco voador apareceu com uma frase em espanhol dirigida ao então presidente dos Estados Unidos: “Porco Bush: derrube o muro na fronteira” [entre México e EUA]”, obtendo uma entusiasmada resposta da multidão. “Derrubem o Muro” é o mote repetido pela plateia na música “The Trial”, faixa de “The Wall” (“tear down the wall”).
Comunicar erro
Comunique-nos erros de datas, de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.
Dias Anteriores na História do Pink Floyd
Junte-se às nossas Newsletters
Inscreva-se em nosso boletim: você receberá APENAS mensagens importantes (notícias do Pink Floyd, informações sobre The Carnawall e promoções/descontos exclusivos).
Clique nos botões desejados e/ou digite (corretamente) seu e-mail:
Você poderá se desinscrever com facilidade quando quiser!