Hoje na História do Pink Floyd
23 de Janeiro na História do Pink Floyd

23 de Janeiro na História do Pink Floyd

Índice de Anos

1970

Um show cancelado na cidade inglesa Wolverhampton permitiu ao Pink Floyd se apresentar no teatro de “Champs-Elysées” (Paris, França) que foi transmitido pela rádio “Europe 1”.

Bootleg 📙 (acima) e áudio transmitido desse show

1971

O Pink Floyd faz o primeiro show de cinco datas passando pelo circuito universitário do Reino Unido, começando neste dia no refeitório da Universidade de Leeds.

1972

Southampton (Inglaterra) recebe o sétimo show da turnê “Eclipse/Dark Side”. O áudio completo dessa apresentação foi o primeiro de uma série de 18 shows de 1972 oficialmente liberado em 2022. Como vem acontecendo anualmente desde 2021, o Pink Floyd publica nas plataformas de streaming uma série de gravações antes de completarem 50 anos porque a lei de direitos autorais da Europa prevê que se não houver uso comercial dentro desse tempo elas caem em domínio público. As capas são genéricas e os “discos” ficam disponíveis apenas temporariamente, exceto pelo resgate (ilegal) de alguns fãs que armazenam e voltam a compartilhar essas obras. Esses shows são bastante interessantes aos apreciadores que desejam entender o desenvolvimento das músicas, já que elas foram apresentadas inúmeras vezes ao vivo em versões provisórias antes mesmo de serem gravadas em estúdio.

  • Acesse
  • Doe
  • Compre
  • Espalhe

Consumir nossos trabalhos nos ajuda muito e somos verdadeiramente honrados por você gostar!

Siga nossas redes sociais e interaja com nossas postagens, é de um valor gigantesco e você receberá atualizações e informações importantes:

Que tal doar QUALQUER valor?
Mas, por favor, não se sinta na obrigação, dê apenas se e quanto puder.

  • PIX
  • Link
  • Assinar

Confirmação: Giovany Gabriel Faria da Silva | Mercado Pago

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

* Doação única com conferência de valor antes, garantia de devolução integral e opção de parcelar sem acréscimo.

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Atenção: doação mensal; cancele quando quiser.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

Fãs de Pink Floyd encontrarão produtos de qualidade e exclusivos

Segurança, várias formas de pagamento e parcelamento, garantia de devolução e você recebe no endereço que indicar!

Sabe aquela pessoa que também gosta?

Recomende esta página a compartilhando em uma das suas redes sociais:

Sua divulgação será nossa melhor propaganda, vai nos ajudar MUITO.
Valeu demais! 💜

1977

Aconteceu na Arena Westfalenhallen, em Dortmund (então Alemanha Ocidental), o primeiro show da turnê “In the Flesh” em apoio ao “Animals”, lançado dois dias antes. O repertório continha na sua primeira parte as música deste álbum (em ordenação diferente do disco), e este dia marcou a estreia ao vivo das “três cançõesPigs’”. O segundo conjunto era com as canções de “Wish You Were Here” (na mesma sequência do lançamento), álbum que não contou com turnê de divulgação APÓS seu lançamento, então, a plateia deste dia também viu a primeira vez que o Pink Floyd tocava ao vivo “Welcome to the Machine” e um dos seus maiores clássicos, a música “Wish You Were Here”. Havia ainda um bis com “Money” antecedida por “Us and Them” em 18 das 55 apresentações.

Cartaz da turnê europeia (23 de janeiro a 28 de fevereiro de 1977)

1980

O single 📙 “Another Brick in the Wall, Part 2” (com “One of My Turns” no lado B 📙) é lançado neste dia nos Estados Unidos e obtém um sucesso estrondoso, atingindo o topo da principal parada americana de compactos (a “Billboard 100”), onde ficou por 25 semanas no total, quatro delas em 1º lugar. Foi indicada como “melhor performance de rock” no Grammy de 1981 e na eleição das “500 melhores canções de todos os tempos“, da revista Rolling Stone (2010), ficou na 384ª posição.

Capa do compacto

Visite nossa Loja


2002

David Gilmour apresenta no “Palais des Congrès” (Paris, França) mesmo show e repertório da semana anterior em Londres, inclusive com as participações de Rick Wright. A novidade fica por conta de Durga McBroom nas estrofes de “Comfortably Numb”. A cantora americana fez “backing vocals” nos shows do Pink Floyd entre 1987 e 1994 e nos álbuns “The Endless River” (2014) e “Rattle That Lock” (solo de Gilmour, 2015).



Dias Anteriores na História do Pink Floyd

+ Ver todas as datas…

Junte-se às nossas Newsletters

Inscreva-se em nosso boletim: você receberá APENAS mensagens importantes (notícias do Pink Floyd, informações sobre The Carnawall e promoções exclusivas).

Clique nos botões e/ou digite (corretamente) seu endereço de e-mail:

Newsletters

Você poderá se desinscrever com facilidade quando quiser!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X