Hoje na História do Pink Floyd
21 de Janeiro na História do Pink Floyd

21 de Janeiro na História do Pink Floyd

Índice de Anos

1967

O Pink Floyd foi a Portsmouth (Inglaterra) pela primeira vez para tocar no clube “Birdcage”. Anúncio do show no “Evening News”, o jornal da cidade, oferecia: Pink ‘Psicodélico’ Floyd. Indicado para destaque deste ano! A excursão mais ousada já realizada!”. E também prometeu “lindas luzes”.

1972

Primeira vez que a obra “The Dark Side of the Moon” foi “integralmente” apresentada pelo Pink Floyd para um público, já que, no dia anterior, uma falta de energia fez com que a fita de apoio ficasse mais lenta e perdesse o tempo, fazendo a banda desistir em “Money”. Neste show no Guildhall, na cidade inglesa Portsmouth, foram tocadas as três canções restantes: “Us and Them” (composta —mas não utilizada— para o filme “Zabriskie Point”) já tinha sido aparecido em sete ocasiões em 1970, mas foi a estreia ao vivo de “Any Colour You Like” (então chamada de “Scat”) e “Brain Damage” (então conhecida como “The Lunatic Song”), que seria a faixa de encerramento até Roger Waters compor “Eclipse”.

Ingresso original para esse show

1973

Neste dia aconteceu uma das mais comentadas sessões da história dos Estúdios Abbey Road, quando Clare Torry gravou seus comoventes vocais em “The Great Gig in the Sky”. Três horas no “Estúdio Três” foram reservadas ao Pink Floyd neste domingo porque a cantora estava com ingressos para assistir a um show de Chuck Berry no sábado, data pretendida inicialmente. A banda tocou para ela a faixa instrumental e foi pedido para que ela improvisasse vocais em cima. Relutante inicialmente, ela utilizou a palavra “baby” durante a primeira tentativa, mas foi inspirada pelo grupo a cantar como se ela mesma “fosse um instrumento”.  Torry realizou duas tomadas completas, a segunda mais emocionante que a primeira, mas quando David Gilmour pediu uma terceira tentativa ela parou no meio, sentindo que estava se tornando repetitiva e já havia feito o melhor que podia. A faixa final do álbum foi montada a partir de todas as três tomadas. A banda ficou maravilhada com a performance de Clare, mas nada foi dito a ela naquele dia, tanto que a cantora, então com 25 anos, só descobriu que estava no álbum ao comprá-lo. Um acordo extrajudicial sigiloso em 2005 garantiu a ela créditos como compositora da música e os respectivos direitos financeiros.

Visite nossa Loja


1977

Animals”, 10º álbum de estúdio do Pink Floyd, é lançado no Reino Unido. Foi gravado ao longo de 1976 e produzido pela própria banda no “Britannia Row”, onde estavam os recém-inaugurados estúdios comprados e montados por eles. Duas canções originalmente planejadas para o álbum anterior (e já tocadas ao vivo), “You’ve Got to Be Crazy” e “Raving and Drooling“, foram retrabalhadas com uma nova composição para amarrarem um conceito de críticas à sociedade inspirado no livro “A Revolução dos Bichos” (“Animal Farm”, de George Orwell, 1945). Respectivamente, deram origem a “Dogs”, “Sheep” e “Pigs (Three Different Ones)”. Outra nova música, a balada “Pigs on the Wing” (partida em duas para abrir e encerrar o álbum) é baseada na vida pessoal de Roger Waters. Com exceção de “Dogs” (coescrita com David Gilmour), as cinco faixas do álbum foram escritas por Waters e foi o primeiro álbum do Pink Floyd a não conter crédito de compositor para Rick Wright. “Animals” alcançou a segunda posição nas paradas de vendagem do Reino Unido. Inicialmente recebeu críticas mistas, mas ganhou análises mais favoráveis nos anos posteriores e é considerado um dos melhores trabalhos da banda.

Foto da capa completa, sem as dobras do álbum
  • Acesse
  • Doe
  • Compre
  • Espalhe

Consumir nossos trabalhos nos ajuda muito e somos verdadeiramente honrados por você gostar!

Siga nossas redes sociais e interaja com nossas postagens, é de um valor gigantesco e você receberá atualizações e informações importantes:

Que tal doar QUALQUER valor?
Mas, por favor, não se sinta na obrigação, dê apenas se e quanto puder.

  • PIX
  • Link
  • Assinar

Confirmação: Giovany Gabriel Faria da Silva | Mercado Pago

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

* Doação única com conferência de valor antes, garantia de devolução integral e opção de parcelar sem acréscimo.

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Atenção: doação mensal; cancele quando quiser.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

Fãs de Pink Floyd encontrarão produtos de qualidade e exclusivos

Segurança, várias formas de pagamento e parcelamento, garantia de devolução e você recebe no endereço que indicar!

Sabe aquela pessoa que também gosta?

Recomende esta página a compartilhando em uma das suas redes sociais:

Sua divulgação será nossa melhor propaganda, vai nos ajudar MUITO.
Valeu demais! 💜

1980

Neste dia, Pink Floyd e equipe técnica começam três semanas inteiras de ensaio e produção completa para a estreia da turnêThe Wall” no “Memorial Sports Arena”, em Los Angeles (EUA), mesmo local que no mês seguinte receberia a estreia (e mais seis apresentações) do novo e, até então, mais ambicioso show da banda.



Dias Anteriores na História do Pink Floyd

+ Ver todas as datas…

Junte-se às nossas Newsletters

Inscreva-se em nosso boletim: você receberá APENAS mensagens importantes (notícias do Pink Floyd, informações sobre The Carnawall e promoções exclusivas).

Clique nos botões e/ou digite (corretamente) seu endereço de e-mail:

Newsletters

Você poderá se desinscrever com facilidade quando quiser!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X