Hoje na História do Pink Floyd
17 de Fevereiro na História do Pink Floyd

17 de Fevereiro na História do Pink Floyd

Índice de Anos

1967

O Pink Floyd se apresenta no “Dorothy Ballroom”, em Cambridge, cidade natal de metade dos integrantes daquela formação: Roger Waters e Syd Barrett.

1968

O Pink Floyd fez dois shows neste dia nos Países Baixos, um às 20h em Terneuzen e outro às 23h em Flessingue (35 km entre as duas cidades). Menos de um mês da última participação de Syd Barrett, a banda ainda dependia das canções por ele cantadas, com David Gilmour assumindo os vocais em “Astronomy Dominé” e “Flaming”. Com pressa (e provavelmente já vendo a necessidade) de se tornar independente, são deste dia o primeiro registro de execução ao vivo de duas músicas então inéditas: “Let There Be More Light” (sairia em junho no álbum “A Saucerful of Secrets”) e uma que se tornaria um dos pontos altos das apresentações do Pink Floyd (tocada 343 vezes pela banda), “Careful With That Axe, Eugene” (que só seria lançada em single 📙 dez meses depois).

Propaganda:o melhor grupo inglês” e trâs bandas neerlandesas na abertura.

1969

The Ballroom”, em Sunderland (cidade no nordeste da Inglaterra), recebe um show do Pink Floyd.

1970

Quatro músicas são apresentadas pelo Pink Floyd em Newcastle no “City Hall” (atualmente conhecido como “O2 City Hall Newcastle” por motivos de patrocínio): “Careful With That Axe, Eugene”, “A Saucerful of Secrets”, “Astronomy Domine” e “Set the Controls for the Heart of the Sun.

Folheto

Visite nossa Loja


1972

O Pink Floyd faz a primeira apresentação pública em Londres e para a imprensa de “Dark Side of the Moon – A Piece for Assorted Lunatics”. Foram agendados três shows e, posteriormente, um extra, no “Rainbow Theatre”, mesmo local em que tinha ocorrido três dias de ensaios gerais um mês antes.

“Tímidos”

1977

Estreia da segunda etapa da “In the Flesh Tour”, ainda na Europa, em Roterdã (Países Baixos), promovendo os dois últimos álbuns do Pink Floyd, “Wish You Were Here” e “Animals”.

Bootleg do show de 17/fev/1977
Bootleg com áudio das três noites em Roterdã
  • Acesse
  • Doe
  • Compre
  • Espalhe

Consumir nossos trabalhos nos ajuda muito e somos verdadeiramente honrados por você gostar!

Siga nossas redes sociais e interaja com nossas postagens: é de um valor gigantesco e você receberá atualizações e informações importantes:

Que tal doar QUALQUER valor?
Mas, por favor, não se sinta na obrigação, dê apenas se e quanto puder.

  • PIX
  • Link
  • Assinar
  • PayPal

Confirmação: Giovany Gabriel Faria da Silva | Mercado Pago

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

* Doação única com conferência de valor antes, garantia de devolução integral e opção de parcelar sem acréscimo.

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Atenção: doação mensal; cancele quando quiser.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

Já usa PayPal e acha que o Bloco do Pink Floyd é demais?

Clique e escolha qualquer valor:

Fãs de Pink Floyd encontrarão produtos de qualidade e exclusivos

Segurança, várias formas de pagamento e parcelamento, garantia de devolução e você recebe no endereço que indicar!

Sabe aquela pessoa que também gosta?

Recomende esta página a compartilhando em uma das suas redes sociais:

Sua divulgação será nossa melhor propaganda, vai nos ajudar MUITO.
Valeu demais! 💜

1981

Quinto show consecutivo (de oito) do Pink Floyd apresentando “The Wall” em Dortmund (Alemanha). Neste dia, ao invés de dedicar “Run Like Hell” “a todos os paranoicos na plateia” (“paranoids”), como habitualmente, Roger Waters a oferece aos “androides” (“androids”): “obviamente tem alguns por aí esta noite”.

Bootleg com o áudio de 17 de fevereiro de 1981 na Alemanha

1988

Quinto de oito shows consecutivos da turnê “A Momentary Lapse of Reason”, do Pink Floyd, no “National Tennis Centre”, em Melbourne (Austrália).

Após o show, David Gilmour (mas não Nick e Rick) e a banda da turnê (Guy Pratt, Gary Wallis, Tim Renwick, Scott Page, Margaret Taylor, Rachel Fury, Durga McBroom e Jon Carin) se apresentaram no clube de um pequeno hotel (“Corner”) sob o nome “The Fishermen” (“os pescadores”). “Secreto” e em uma segunda-feira, cerca de 200 pessoas assistiram 50 minutos de um repertório todo improvisado e sem músicas do Pink Floyd. A iniciativa surgiu quando Gilmour soube que Roy Buchanan, de quem era muito fã, também estava no país em turnê e entrou em contato para que pudessem tocar juntos. O guitarrista americano de blues tinha se apresentado no “Corner Hotel” na véspera e foi quem preparou tudo (infelizmente, apenas seis meses depois, foi encontrado morto na prisão em controversas condições). Quem também participou, fazendo uma acachapante versão de “Little Red Rooster” (de Willie Dixon), foi a cantora americana Venetta Fields, que estava morando na Austrália, e era velha conhecida de Gilmour: havia feito “backing vocals” em outubro de 1973 para a turnêDark Side of the Moon”, nos 29 shows da turnê do Pink Floyd de 1975 e (no mesmo ano) nas gravações do álbum “Wish You Were Here”.

Scott Page, Venetta Fields e David Gilmour (Austrália, 17/fevereiro/1981)

2020

Roger Waters participa no Eventim Apollo (antigo “Hammersmith Apollo”, em Londres) do concerto beneficente em tributo a Ginger Baker (falecido quatro meses antes), baterista do Cream e do Blind Faith, duas das bandas de Eric Clapton, organizador do evento. Waters tocou baixo nas três primeiras músicas (“Sunshine of Your Love”, “Strange Brew” e “White Room” – com o stone Ronnie Wood tocando guitarra na terceira) e retornou junto com todos os convidados no número finalCross Road Blues” tocando, a partir da metade da música, “cowbell” (um instrumento de percussão). A renda obtida foi para a organização “Leonard Cheshire”, próxima da família de Baker.



Dias Anteriores na História do Pink Floyd

+ Ver todas as datas…

Junte-se às nossas Newsletters

Inscreva-se em nosso boletim: você receberá APENAS mensagens importantes (notícias do Pink Floyd, informações sobre The Carnawall e promoções exclusivas).

Clique nos botões e/ou digite (corretamente) seu endereço de e-mail:

Newsletters

Você poderá se desinscrever com facilidade quando quiser!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X