Hoje na História do Pink Floyd
24 de Fevereiro na História do Pink Floyd

24 de Fevereiro na História do Pink Floyd

Índice de Anos

1967

Show do Pink Floyd no Hotel “Thames”, em Windsor, Inglaterra, é remarcado para 25 de março do mesmo ano.

Neste dia, o Pink Floyd é filmado no UFO Club para um documentário sobre a agitada cena cultural londrina da época. A banda aparece no final em uma vigorosa improvisação instrumental com interessantes imagens do público atento e em pé, dançando freneticamente, sentado e até deitado (entre os quais alguns rostos conhecidos da “Swinging London”). “Die Jungen Nachtwandler” (“os jovens caminhantes noturnos”) foi transmitido pela TV alemã “Bayerischer Rundfunk” em 3 de julho.

UFO Club, Londres (24/02/1967)

1968

O Pink Floyd toca no Cheetah Club, em Bruxelas, na Bélgica com abertura da também britânicaMike Stuart Span”.

Pink Floyd no Cheetah (24-fev-68) ®Kenroll

1969

Show do Pink Floyd no “Brighton Dome” (litoral sul da Inglaterra) com abertura de “Pretty Things” e “Third Ear Band”.

Folheto

1970

Syd Barrett (acompanhado por David Gilmour e pelo baterista do Humble Pie Jerry Shirley) grava canções de sua nova carreira solo para a “Radio 1”, da BBC. Entre 14h30 às 18h foram registradas ao vivo cinco canções, das quais apenas uma (“Terrapin”) já havia sido lançada (seis semanas antes no álbum “The Madcap Laughs”). Em atitude tipicamente barrettiana, anticomercial e provocadora, as demais (“Baby Lemonade”, “Effervescing Elephant”, “Gigolo Aunt” e “Two of a Kind”) eram inéditas. A última, inclusive, só é conhecida por essa versão da rádio, embora Barrett já a quisesse em seu primeiro LP, o que não deve ter ocorrido porque embora ele reivindicasse a autoria, Gilmour afirmava que era uma canção de Rick Wright (embora o próprio tecladista não tivesse certeza). Houve uma segunda sessão, neste mesmo dia, entre 18h e 21h cujo conteúdo nunca foi liberado e permanece desconhecido. A primeira transmissão ocorreu às 15h de 14 de março do mesmo ano no programa “Top Gear”, exceto “Two of a Kind”, que foi ao ar às 15h de 30 de maio de 1970. A transmissão da rádio com as cinco faixas foram lançadas em 25 de janeiro de 1987 no álbum “The Peel Session”, de 12 minutos e 32 segundos.

Syd Barrett – “Peel Sessions(24/02/1972)
  • Acesse
  • Doe
  • Compre
  • Espalhe

Consumir nossos trabalhos nos ajuda muito e somos verdadeiramente honrados por você gostar!

Siga nossas redes sociais e interaja com nossas postagens: é de um valor gigantesco e você receberá atualizações e informações importantes:

Que tal doar QUALQUER valor?
Mas, por favor, não se sinta na obrigação, dê apenas se e quanto puder.

  • PIX
  • Link
  • Assinar
  • PayPal

Confirmação: Giovany Gabriel Faria da Silva | Mercado Pago

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

* Doação única com conferência de valor antes, garantia de devolução integral e opção de parcelar sem acréscimo.

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Atenção: doação mensal; cancele quando quiser.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

Já usa PayPal e acha que o Bloco do Pink Floyd é demais?

Clique e escolha qualquer valor:

Fãs de Pink Floyd encontrarão produtos de qualidade e exclusivos

Segurança, várias formas de pagamento e parcelamento, garantia de devolução e você recebe no endereço que indicar!

Sabe aquela pessoa que também gosta?

Recomende esta página a compartilhando em uma das suas redes sociais:

Sua divulgação será nossa melhor propaganda, vai nos ajudar MUITO.
Valeu demais! 💜

1971

Show do Pink Floyd na cidade Münster (Alemanha Ocidental) é encerrado com a execução da suíteAtom Heart Mother” em sua forma completa, com coro e orquestra.

Pink Floyd ao vivo em Münster (24 de fevereiro de 1971)

Cartaz (24 de fevereiro de 1971)

Embryoao vivo em Münster (24/02/1971)

1972

Stars, o recém-nascido projeto de Syd Barrett, Twink (bateria) e Jack Monck (baixo) apresenta-se no Corn Exchange (Cambridge) com a banda progressiva britânica Skin Alley e com a americana MC5, famosa pela energia de suas apresentações. O evento chamou a atenção da imprensa musical e a influente revista semanal “Melody Maker” mandou o repórter Roy Hollingworth, que teve uma crise nervosa alienante durante a fraca performance da MC5 e decidiu descrever com minúcias a atuação de Syd Barrett como metáfora do show. Descrito pelo próprio baterista Twink como “um desastre, com tudo dando errado” e pelo baixista Monk (cujo amplificador parou de funcionar) como “provavelmente o pior” show, com Syd aparentando “não querer estar ali”. Barrett, de fato, teve um colapso e seu cantar inseguro era reforçado pelo péssimo PA 📙. A aparição dos Stars fechava o show e a situação ficou insustentável quando as luzes da casa foram acidentalmente acessas revelando uma plateia de menos de 30 pessoas. Após cerca de uma hora, Syd deciciu que já era o suficiente, desligou seu equipamento e foi para casa.

Panfleto

Visite nossa Loja


1975

Uma das 24 peças experimentais gravadas pelo Pink Floyd em 5 de janeiro de 1971 (as “Nothings” – “nadas”), mais especificamente a “Nothing Part 5”, conhecida como “Wine Glasses” pelo som produzido com dedos girando sobre taças de vinho, é sobreposta à gravação da primeira parte de “Shine On You Crazy Diamond”.

Wine Glasses” faria parte do projeto abandonado pelo Pink Floyd com músicas feitas utilizando objetos domésticos
Em 2006, no show de Veneza, David Gilmour decidiu reproduzir ao vivo a técnica, mas, antes, cada taça precisou ser “afinada” com uma nota de acordo com a quantidade de água, a sequência de acordes passada e a microfonação feita

1977

Terceira e penúltima noite do Pink Floyd no “Pavillon de Paris” com a turnê “In the Flesh”, a única na qual tocou na íntegra seus álbuns “Wish You Were Here” (1975) ou “Animals” (1977).

Bootleg da terceira noite (24/02/1977)
Pink Floyd ao vivo em Paris (áudio completo, 1977)

1980

Começa a segunda (e última) perna da turnê “The Wall”, do Pink Floyd, na América do Norte. Neste dia aconteceu a primeira de cinco apresentações no “Nassau Veterans Memorial Coliseum”, em Uniondale, que fica em Long Island, no estado de Nova York. A introdução de “Young Lust” que Roger Waters fez neste dia (“essa é a resposta de Fen Ditton para Bert Weedon”) não deve ter feito sentido algum para os americanos. Contextualizando: a primeira é uma minúscula vila dentro de Cambridge, cidade natal dos compositores Waters e Gilmour, e o segundo é um guitarrista inglês mais conhecido por seu livro tutorialPlay in a Day” (“toque em um dia”), lançado em 1957 e amado por toda a geração de guitarristas da década de 60.

Banner colocado no “Nassau Coliseum” durante os shows do Pink Floyd

1988

O Pink Floyd fez neste dia seu 23º e último show da segunda perna da turnê “A Momentary Lapse of Reason” (Oceania). Foi a única apresentação em Perth, quarta mais populosa e maior cidade do oeste da Austrália. Apenas uma semana depois seria aberta uma etapa de oito shows em três cidades do Japão.

Show e ingresso do Pink Floyd na “East Fremantle Oval(Perth, 24 de fevereiro de 1988)


Dias Anteriores na História do Pink Floyd

+ Ver todas as datas…

Junte-se às nossas Newsletters

Inscreva-se em nosso boletim: você receberá APENAS mensagens importantes (notícias do Pink Floyd, informações sobre The Carnawall e promoções exclusivas).

Clique nos botões e/ou digite (corretamente) seu endereço de e-mail:

Newsletters

Você poderá se desinscrever com facilidade quando quiser!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X