Syd Barrett
Marcado lançamento do documentário de Syd Barrett e Pink Floyd

Marcado lançamento do documentário de Syd Barrett e Pink Floyd

Elogiado filme chegará em DVD/ Blu-ray e aos streamings em 19 de julho

“O que você sabe sobre Syd Barrett?”

A pergunta acima foi feita a um jovem cineasta que fazia um documentário sobre Storm Thorgerson pelo próprio, o principal responsável por icônicas capas de álbuns para o Pink Floyd.

 

“As letras de Syd eram extremamente cruas, honestas e modernas e as músicas tão peculiares que minha banda havia tentado, sem sucesso, aprendê-las.”

 

É possível que Storm estivesse garantindo que sua saúde não fosse um obstáculo à conclusão de um certo projeto muito pessoal, pois, após a resposta acima do diretor Roddy Bogawa, devolveu:

“Talvez seja você”.

 

Roddy conseguiu lançar o longa-metragem sobre Thorgerson em 2011, dois anos antes da morte do documentado.

“À medida que o câncer de Storm começou a se espalhar e sua saúde começou a piorar, o filme [sobre Syd Barrett] foi inicialmente uma corrida e depois uma maratona.”

 

Prometido desde 2015, foi somente em 2023 que “Have You Got It Yet?” — como foi chamado — estreou em festivais e temporadas em salas de cinema selecionadas. Para lança-lo, Roddy precisou de dez anos desde a precoce partida de seu idealizador e codiretor:

“Após sua morte, ficou muito claro para mim que o filme era, em parte, uma carta de despedida de amigos para um amigo há muito perdido e agora também se tornaria meu adeus a Storm.”

Legendas em português nossas no 1º trailer oficial (assine nosso canal)

 

Trabalhar com figuras e músicas em elevadíssimo patamar de fama mundial tem suas facilidades e armadilhas, peculiarmente no caso de Syd Barrett, cujo brilho tão intenso quanto efêmero fascina mais pelas dúvidas do que pelas conclusões que deixou.

“Alguém se importaria com a história de Syd Barrett se o Pink Floyd não tivesse se tornado uma das maiores bandas de todos os tempos?
O Pink Floyd teria existido sem Syd?”

 

A julgar pela recepção crítica bem favorável, Storm ficaria feliz em saber que aquela conversa durante um café da manhã em Los Angeles renderia uma obra que faria jus ao seu amigo Syd justamente por tornar a pergunta do título mais interessante do que uma resposta.

Lançamento

Hoje, após semanas de expectativa, foi oficialmente agendado para 19 de julho a disponibilização ampla aos fãs de “Have You Got It Yet? The Story of Syd Barrett and Pink Floyd“.

 

Um ano (e cinco dias) terão se passado desde a première nos cinemas até a chegada em mídias físicas e digitais. Embora anteriormente anunciado “em todos os streamings” e também “sob demanda”, oficialmente só foi citado até o momento o aluguel na plataforma da Mercury Studios por 4,99 dólares (25,78 reais na cotação da data desta publicação; sem legendas em português).

 

ATUALIZAÇÃO (11/07):

Oficialmente confirmado que o documentário de Syd Barrett estará também disponível pelo sistema de “vídeo transacional sob demanda” (TVOD) nas plataformas iTunes, Amazon Prime Video e Google Play.

  • Acesse
  • Doe
  • Compre
  • Espalhe

Consumir nossos trabalhos nos ajuda muito e somos verdadeiramente honrados por você gostar!

Siga nossas redes sociais e interaja com nossas postagens: é de um valor gigantesco e você receberá atualizações e informações importantes:

Que tal doar QUALQUER valor?
Mas, por favor, não se sinta na obrigação, dê apenas se e quanto puder.

  • PIX
  • Link
  • Assinar
  • PayPal

Confirmação: Giovany Gabriel Faria da Silva | Mercado Pago

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

* Doação única com conferência de valor antes, garantia de devolução integral e opção de parcelar sem acréscimo.

Clique em uma das sugestões abaixo ou no último botão para optar por qualquer valor.

Atenção: doação mensal; cancele quando quiser.

Toda a movimentação será feita em um site seguro (Mercado Pago*) e com vários opções (cartão, boleto, lotérica, pix etc.).

Já usa PayPal e acha que o Bloco do Pink Floyd é demais?

Clique e escolha qualquer valor:

Fãs de Pink Floyd encontrarão produtos de qualidade e exclusivos

Segurança, várias formas de pagamento e parcelamento, garantia de devolução e você recebe no endereço que indicar!

Sabe aquela pessoa que também gosta?

Recomende esta página a compartilhando em uma das suas redes sociais:

Sua divulgação será nossa melhor propaganda, vai nos ajudar MUITO.
Valeu demais! 💜

A caixa, contendo a mesma versão em duas mídias diferentes (um DVD e um Blu-Ray) e um pôster exclusivo feito pelos “StormStudios” (também responsável pelas belíssimas artes de embalagem e discos), já está em pré-venda no site oficial de Syd Barrett, da Mercury e da Amazon e HMV britânicas (sem legendas em português).

Bônus

Também de grande interesse, é o material extra prometido nos discos.

Discos e cartaz exclusivo

“Arnold Layne”, clássica canção composta por Barrett, a primeira lançada pelo Pink Floyd, virá em duas performances ao vivo já conhecidas, porém absurdamente relevantes:

Na primeira, David Gilmour convidou um astro enfaticamente autodeclarado admirador de Syd: David Bowie. Essa execução — comercializada em 2017 no “Remember That Night” — foi gravada em 2006 no “Royal Albert Hall” (Londres) apenas dois meses antes do falecimento de Barrett e foi a penúltima apresentação em público de Bowie.

A segunda, é simplesmente a última apresentação ao vivo do Pink Floyd (Wright morreria no ano seguinte), no concerto beneficente “The Madcap’s Last Laugh”, realizado em 10 de maio de 2007 (um ano após a morte de Barrett) e organizado por Joe Boyd, um dos donos do UFO Club e justamente quem produziu a gravação original de “Arnold Layne” em 1967. O Pink Floyd (que não estava na programação e foi anunciado de surpresa) não tocava a canção ao vivo há quatro décadas, desde o ano de seu lançamento, quando Gilmour ainda nem era integrante. Infelizmente, Roger Waters, que também se apresentou nessa homenagem, não se juntou aos ex-companheiros (o baixo foi tocado por Andy Bell, do Oasis). Embora já incluída em um raro compacto promocional e disponibilizada em 2020 no canal oficial da banda (veja abaixo), será a primeira vez que o vídeo dessa histórica apresentação de “Arnold Layne” receberá um justo lançamento oficial em mídia física.

Há, ainda, uma entrevista com o diretor Roddy Bogawa, que também se junta aos produtores do longa Rupert Truman e Julius Beltrame para o comentarem.

O diretor de “Have You Got It Yet?” Roddy Bogawa

Por último, inclui dois minidocumentários explorando a arte de Syd Barrett: um sobre suas pinturas e outro focado em suas letras, com três delas sendo declamadas: “Dark Globe” pelo comediante Noel Fielding, “Rats” pelo poeta Rob Fitterman e “Lucifer Sam” pelo ator Gerard Bell.

Você já entendeu?

“Have You Got It Yet?” é um lançamento oficial, uma justa busca dos detentores do legado de Syd em expandir e consolidar a importância do artista muito além das lendas.

Visite nossa Loja


Além de entrevistas exclusivas com os ex-companheiros de banda Roger Waters, Nick Mason e David Gilmour, dão depoimentos também a dupla de empresários que lançou o Floyd (e saiu junto com Barrett) Peter Jenner e Andrew King, pelo menos quatro de suas ex-namoradas e sua irmã Rosemary Breen, além de fãs famosos como Pete Townshend (The Who), Graham Coxon (Blur) e Andrew VanWyngarden (MGMT).

A narração é do conceituado ator inglês Jason Isaacs.

A produção do documentário é dos Estúdios Mercury, que pertencem à multinacional Universal Music, o que garantiu o direito de uso de mais de 50 canções do Pink Floyd e da carreira solo de Barrett, imagens e filmagens inéditas e ampla distribuição internacional.

Legendas em português nossas no 2º trailer oficial (assine nosso canal)

A principal mão, entretanto, a avalizar a qualidade da obra é a de quem a concebeu e a dirigiu inicialmente, o designer Storm Thorgerson, que estudava na classe seguinte a Syd Barrett na “Escola para Meninos Cambridgeshire” e, certamente, sabia muito sobre ele.

Informações técnicas

Lançamento: 19 de julho de 2024
Formatos:
DVD e Blu-ray
Categoria: documentário
Estúdio: Mercury Films
Classificação etária: adequado para maiores de 12 anos
Idioma:
inglês
Legendas: inglês, francês, Alemão e espanhol
Menu: interativo
Proporção de tela: 1:1,78
Áudio: Dolby Stereo, Dolby Digital e DTS 5.1
Faixas bônus: “Arnold Layne” ao vivo no Royal Albert Hall em 2006 com David Gilmour e David Bowie e “Arnold Layne” no Barbican Centre em 2007
Comentários: Roddy Bogawa, Julius Beltrame e Rupert Truman
Documentários: “Sobre as Pinturas de Syd” e “Sobre as Letras de Syd”
Entrevista: Roddy Bogawa
Brinde: cartaz
Descrição: Documentário dirigido por Roddy Bogawa e Storm Thorgerson contando a história de Syd Barrett, um dos membros fundadores do Pink Floyd que deixou a banda antes de ela encontrar a fama. Entrevistas com os membros do Pink Floyd David Gilmour, Nick Mason e Roger Waters exploram o impacto de Barrett no grupo, bem como seus talentos criativos e tendências destrutivas. Jason Isaacs narra.

Fonte: HMV

Últimas Postagens


Junte-se às nossas Newsletters

Inscreva-se em nosso boletim: você receberá APENAS mensagens importantes (notícias do Pink Floyd, informações sobre The Carnawall e promoções exclusivas).

Clique nos botões e/ou digite (corretamente) seu endereço de e-mail:

Newsletters

Você poderá se desinscrever com facilidade quando quiser!

1 thought on “Marcado lançamento do documentário de Syd Barrett e Pink Floyd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X